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terça-feira, 30 de agosto de 2011

História da igreja - Final


O BATISMO CRISTÃO - 1. a) No mundo Gentílico - O batismo não era uma coisa inteiramente nova nos dias de Jesus. Os egípcios,os persas e os hindus tinham todos as suas purificações religiosas. Estas eram mais proeminentes ainda nas religiões gregas e romanas. Às vezes elas tomavam a forma de banhos no mar, e as, vezes eram efetuadas por aspersão. O batismo de João, como o batismo cristão - * foi instituído pelo próprio Deus (Mt 21:25; Jo 1:33 ; * Estava relacionado com uma radical mudança de vida ( Lc 1:1-7 ; Jo 1:20-30); * estava numa relação sacramental com o perdão dos pecados ( Mt 3: 7,8 ; Mc 1:4 ;Lc 3:3) (Comp. At 2:28) e * empregava o mesmo elemento material, qual seja, água. Ao mesmo tempo havia diversos pontos de diferença : (1) O batismo de João ainda pertencia à antiga dispensação e, como tal, apontava para Cristo, no futuro ; (2) em harmonia com a dispensação da lei em geral, acentuava a necessidade de arrependimento, embora sem excluir inteiramente a fé ; (3)foi planejado somente para os judeus e, puritanos,representava mais o particularismo do Velho Testamento que o universalismo do Novo ; e (d) visto que o Espírito Santo ainda não fora derramado a plenitude do Pentecoste, o batismo de João ainda não era acompanhado por tão grande porção de dons espirituais como o ulterior batismo cristão.2. Foi instituído com Autoridade Divina - A grande comissão foi colocada nas seguintes palavras: Ide, portanto (isto é, porque todas as nações estão sujeitas a Mim), fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado (Mt 28:19,20). A forma complementar de (Mc 16:15,16) tem esta redação : ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo ; quem, porém, não crer será condenado.(At 19:3 ; 1 Co 1:13 ; 10:2 ; 12:13 ; At 2:48 ; 8:16; 10:48 ; 19:5), e também (Rm 6:3 e Gl 3:27 ; At2:38).

A DOUTRINA DO BATISMO NA HISTÓRIA - 1. Antes da Reforma - Os chamados pais primitivos consideravam como estreitamente ligado ao perdão de pecados e à comunicação da nova vida. Algumas das suas expressões parecem indicar que eles criam na regeneração batismal. A opinião geral era que o batismo nunca devia ser repetido, mas não havia unanimidade quanto à validade do batismo ministrado por hereges. No transcorrer do tempo, porém, veio a ser um princípio estabelecido não rebatizar os que foram batizados em nome do Deus Triúno. O modo do batismo não estava em discussão. Do segundo século em diante, aos poucos ganhou terreno a idéia de que o batismo age mais ou menos magicamente. até mesmo Agostinho parece Ter considerado o batismo como eficiente ex opere operato, no caso das crianças. Ele considerava absolutamente necessário o batismo e afirmava que as crianças não batizadas estão perdidas. Segundo ele, o batismo elimina a culpa original, mas não remove totalmente a corrupção da natureza. Os escolásticos a princípios partilhavam o conceito de Agostinho, que, no caso do batismo de adultos,pressupõe fé, mas gradualmente outra idéia ganhou predominância, a saber, que o batismo é sempre eficaz ex opere operato. A importância das condições subjetivas foi menosprezada. Assim, a característica concepção católica romana do sacramento,de acordo com a qual o batismo é o sacramento da regeneração e da iniciação na igreja; aos poucos ganhou proeminência.

2. Desde a Reforma - A Reforma Luterana não se desfez inteiramente da concepção católica romana dos sacramentos. Para Lutero, a água do batismo não é água comum, mas uma água que, mediante a Palavra com seu poder divino inerente, veio a ser uma água da vida, cheia de graça, um lavamento de regeneração por esta eficácia divina da Palavra,o sacramento efetua a regeneração. No caso dos adultos, Lutero colocava o efeito do batismo na dependência da fé presente no participante. Teólogos luteranos mais recentes que retiveram a idéia de uma fé infantil como pré-condição para o batismo,ao passo que outros entendiam que o batismo produz essa fé imediatamente. Os Anabatistas cortaramo nó Gordio de Lutero negando a legitimidade do batismo de crianças. Eles insistiam em batizar todos os candidatos à admissão no seu circulo que tinham recebido o sacramento na infância, e não consideravam isto um rebatismo, mas, sim, o primeiro batismo verdadeiro. Para eles, as crianças não têm lugar nenhum na igreja. Calvino e a Teologia reformada partiam da pressuposição de que o batismo foi instituído para os crentes e não produz,mas fortalece a nova vida. Naturalmente, eles se defrontaram com a questão sobre como as crianças poderiam ser consideradas crentes, e sobre como poderiam ser fortalecidas espiritualmente, visto não poderem exercer fé. Alguns simplesmente assinalavam que as crianças nascidas de pais crentes são filhos da aliança e, como tais, herdeiros das promessas de Deus, incluindo-se também a promessa de regeneração; e que a eficácia espiritual do batismo não se limita à hora da sua ministração,mas continua durante a vida toda.

3. O Modo Próprio do Batismo - Os Batistas baseiam sua opinião em (Mc 10:38,39 ; Lc 12:50 ; Rm 6:3,4 ; Cl 2:12). O catecismo de Heidelberg indaga, na pergunta 69: Como é que esta simbolizado e selado em seu favor no santo batismo que você participa do sacrifício de Cristo na Cruz ? E responde: Assim : que Cristo determinou o lavamento externo com água e acrescentou a promessa de que eu sou lavado com o seu sangue que me purifica da corrupção da minha alma, isto é, de todos os meus pecados,tão certamente como a água me lava exteriormente,pela qual a sujeira do corpo comumente é removida. Esta idéia de purificação era a coisa pertinente em todas as abluções do Velho Testamento, e também no batismo de João (Sl 51:7 ; Ez 36:25 ; Jo 3:25,26). Além disso, a Escritura deixa muitíssimo claro que o batismo simboliza a limpeza ou purificação espiritual, (At 2;38 ; 22:16 ;Rm 6:4,5 ; 1 Co 6;11; Tt 3:5 ; Hb 10;22; 1 Pe 3:21; Ap 1:5). … este exatamente o ponto no qual a BÍBLIA coloca toda a ênfase, ao passo que ela nunca descreve o ir ao fundo e subir como algo essencial. O Batismo pode ser igualmente ministrado pôr imersão, derramamento, afusão ou aspersão.

Elaboração: Pr. Sérgio Feliciano

pastorsergiopereira@bol.com.br




domingo, 28 de agosto de 2011

Ilustração


                                     ALEMBERT NÃO ERA O ÚNICO
Jean Le Rond d'Alembert, escritor, filósofo, e matemático francês, freqüentava com assiduidade o palácio de Lorena. Querendo atrair a atenção sobre si, irreverentemente afirmou:
-  Sou eu o único neste palácio que não crê em Deus e por isso não o adora.
-  Engana-se - respondeu a princesa - o senhor não é o único neste palácio que não crê em Deus e nem o adora.
-  Quem são os outros? - perguntou o sábio.
- São todos os cavalos, e os cães que estão nas cavalariças e nos pátios deste paço - respondeu a princesa.
-  Assim, estou sendo comparado aos irracionais!?
-  De modo algum, tornou a princesa. Embora os irracionais não tenham conhecimento nem adorem a Deus, não têm a imprudência de se vangloriar disso.
"Disse o néscio em seu coração: Não há Deus" (SI 53.1a).

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oração pelo mundo - Situação na Africa


Vivemos em um mundo de abundância. Hoje se produz comida para 12 bilhões de pessoas, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), quando no planeta habitam 7 bilhões. Comida existe. Então, por que uma em cada sete pessoas no mundo passa fome?
A emergência alimentar que afeta mais de 10 milhões de pessoas no Chifre da África voltou a colocar na atualidade a fatalidade de uma catástrofe que não tem nada de natural. Secas, inundações, conflitos bélicos… contribuem para agudizar uma situação de extrema vulnerabilidade alimentar, mas não são os únicos fatores que a explicam.
A situação de fome no Chifre da África não é novidade. A Somália vive uma situação de insegurança alimentar há 20 anos. E, periodicamente, os meios de comunicação nos atingem em nossos confortáveis sofás e nos recordam o impacto dramático da fome no mundo. Em 1984, quase um milhão de pessoas mortas na Etiópia; em 1992, 300 mil somalis faleceram por causa da fome; em 2005, quase cinco milhões de pessoas à beira da morte no Malaui, só para citar alguns casos.

Causas políticas
A fome não é uma fatalidade inevitável que afeta determinados países. As causas da fome são políticas. Quem controla os recursos naturais (terra, água, sementes) que permitem a produção de comida? A quem beneficiam as políticas agrícolas e alimentares? Hoje, os alimentos se converteram em uma mercadoria e sua função principal, alimentar-nos, ficou em segundo plano.
Aponta-se a seca, com a consequente perda de colheitas e gado, como um dos principais desencadeadores da fome no Chifre da África, mas como se explica que países como Estados Unidos ou Austrália, que sofrem periodicamente secas severas, não sofram fomes extremas? Evidentemente, os fenômenos meteorológicos podem agravar os problemas alimentares, mas não bastam para explicar as causas da fome. No que diz respeito à produção de alimentos, o controle dos recursos naturais é chave para entender quem e para que se produz.
Em muitos países do Chifre da África, o acesso à terra é um bem escasso. A compra massiva de solo fértil por parte de investidores estrangeiros (agroindústria, governos, fundos especulativos) tem provocado a expulsão de milhares de camponeses de suas terras e diminuido a capacidade desses países de se autoabastecerem. Assim, enquanto o Programa Mundial de Alimentos tenta dar de comer a milhões de refugiados no Sudão, ocorre o paradoxo de os governos estrangeiros (Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Coreia) comprarem terras para produzir e exportar alimentos para suas populações.

Ajustes estruturais
Asim mesmo, há que se recordar que a Somália, apesar das secas recorrentes, foi um país autossuficiente na produção de alimentos até o final dos anos 1970. Sua soberania alimentar foi arrebatada em décadas posteriores. A partir dos anos 1980, as políticas impostas pelo Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial para que o país pagasse sua dívida com o Clube de Paris forçaram a aplicação de um conjunto de medidas de ajuste.
No que se refere à agricultura, estas implicaram em uma política de liberalização comercial e abertura de seus mercados, permitindo a entrada massiva de produtos subvencionados, como o arroz e o trigo, de multinacionais agroindustriais estadunidenses e europeias, que começaram a vender seus produtos abaixo de seu preço de custo e fazendo a competição desleal com os produtores autóctones.
As desvalorizações periódicas da moeda somali geraram também a alta do preço dos insumos e o fomento de uma política de monocultivos para a exportação que forçou, paulatinamente, o abandono do campo. Histórias parecidas se deram não só nos países da África, mas também nos da América Latina e Ásia.
A subida do preço de cereais básicos é outro dos elementos assinalados como detonante da fome no Chifre da África. Na Somália, os preços do milho e do sorgo vermelho aumentaram 106% e 180%, respectivamente, em apenas um ano. Na Etiópia, o custo do trigo subiu 85% em relação ao ano anterior. E, no Quênia, o milho alcançou um valor 55% superior ao de 2010.
 Devemos orar por todos que habitam nos países africanos , esquecidos e vítimas dos que tem poder nas mãos para controlar a economia mundial , e não se preocupam com seu próximo . Sabemos bem que a Africa não deveria estar nesse estado , desde de tempo antigos e se enflamou na guerra fria onde os países africanos foram invadidos para extração de minério , invadidos por países europeus e pelos Estados Unidos. Com toda riqueza que existe na África, a própria não era para estar passando pro isso. Hoje ouvimos muitos promessas de que os grandes iram se mexer , até fazem conferências, mais nada muda , só mais uma tentativa de aparecer para o mundo e dizer " Eu me preocupo com eles ", sendo que não é verdade , eles estão preocupados com sua popularidade e com suas contas nos bancos espalhados pelo mundo. Só existe um , que é verdadeiramente "Grande" para agir pelo povo da África esse é Jesus Cristo, e ele que ouvir nossas orações por todos eles , em nome de Jesus , sua oração é muito importante! Fiquem com Deus.

Fonte: Brasildefato.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Palavra de Deus

                         O amor de Jesus

A paz do Senhor meus amados , pra nós da UMADALPE em Jardim Alto 2 é um prazer ter você nos visitando. Antes de transmitir a palavra de Deus , quero agradecer a todos os nossos visitantes dos Estados Unidos do estado do Oregon, Iowa, Califórnia e dos demais estados dos EUA, também agradecer a visita de todos da Alemanha e para todos do Brasil , especial para alguém do Rio de Janeiro que nos visitou nesse dia 23 de Agosto , Pernambuco em massa que Deus vos abençoe , continuem nos ajudando nessa obra pois sua visita nos impulsiona cada dia a fazer a obra de Deus.
Temos o maior prazer , de hoje falar de algo que ninguém , como disse o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos pode tirar das nossas vidas , o Amor de Jesus. Amor esse diferente de tudo que você possa imaginar, ele demonstrou isso dando sua própria vida por mim e por você.
Romanos cap 5 verso 8 : Mas Deus dá prova dos seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu pro nós.
Esse versículo fala fortemente conosco , de que sabemos muito bem de que o pecado foi o que afastou o homem de Deus lá no jardim do Éden, mas Jesus com seu imenso amor , rompeu essa barreira ,e hoje através dele podemos nos achegar a Deus novamente. Vemos no nosso dia a dia , que no mundo somos julgados pelos nossos atos e massacrados por nossos próprios pecados, alguém pode até gostar de você e te admirar muito , mas erre uma vez com ela pra você ver como as coisas mudam rápido, o que era bonito , lindo, se torna repudiável e insuportável . Jesus não te ver com esses olhos, não! pare pra pensar quantas vezes você já decepcionou ele , quantas vezes você errou com ele , quantas vezes você se esqueceu dele ? pensou? mesmo assim ele mandar te dizer que te ama , e esse amor e incondicional , pois antes de você nascer ele já sabia quem você era , o que você ia fazer , quantas vezes ia errar , mas em todas essas vezes ele está disposto a te perdoar. Vamos meditar em mais um trecho da palavra de Deus que fala sobre esse tão lindo amor:
Isaias  cap 53 verso 3 - 10 :  3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.

8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?

9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.

10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.


O profeta Isaias , inspirado por Deus , tem uma revelação do messias na terra e do seu sofrimento. Israel nos tempos de Jesus , se apegava muito as sagradas escrituras , mas , lhe faltava sabedoría para entender elas. O profeta Isaias era um dos livros mais recitados entre eles, e no livro de isaias tratava muito intimamente sobre o messias ,o Emanuel , Principe da paz. Tratando o Messias de uma forma tão honrosa como Isaias tratava , os judeus esperavam um homem muito rico , montado no belo cavalo , cheio de poder que pudesse livrar os judeus das mãos dos romanos . Mas vemos nessa passagem que ele , não foi tratado como Rei , e nos perguntamos , por que? Ele deixou toda sua Glória no céu , desceu com homem simples e húmilde , não procurou bajular nem trazer benefícios para ricos e poderosos, mas procurou ajudar pobres , desprezados , humilhados e acima de tudo pecadores como eu e você.
Os fariseus , doutores da lei daquela época, não compreendiam suas palavra , seu modo de agir e seu convivio no meio de pecadores e assim fizeram de tudo para o matarem , até que conseguiram.Mas tudo isso estava nos planos de Deus para nossa salvação , pois se Jesus não tivesse morrido naquele cruz , eu e você não teriamos chance de nos salvarmos. Quero dizer para você que ele sim se importa com você, independente de quem você seja, ou do que você faça, ele só diz pra você " Eu te amo !"
Sei , e tenho toda certeza da minha alma , que , se fosse necessário ele passar por tudo de novo pra nos salvar , ele passaria!  Nesse dia entrega tua vida ele , e te lembra que ele te ama , te um plano na tua vida , quer te levar para o céu para morar com ele e te livrar da condenação eterna! Que Deus te abençoe

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Musicas evangélicas - Sinal de Alerta

                         Banda Sinal de Alerta
A Banda Sinal de Alerta teve sua formação no ano de 1984, iniciando suas atividades em janeiro de 1985. A banda era composta por: Samuel Ribeiro e Milton Jorge, guitarristas que se conheceram nas reuniões de jovens que suas igrejas promoviam.

Logo, Joacir Knust (baixista) e Luiz Fernando (baterista) foram convidados a integrarem-se num projeto nos moldes do Rebanhão, (banda que surgiu no início dos anos 80 e foi um divisor na música evangélica brasileira, com seu linguajar e ritmo modernos); eles toparam e assim nasceu a banda Sinal de Alerta.

O primeiro LP, “Sinal de Alerta” (1985), teve grande aceitação por parte do público, com a música “Creio”, sucesso até os dias de hoje. Em 1986, lançaram o “Sinal de Alerta - Volume 2”. A essa altura, já começavam os convites para apresentações em outros estados.

Depois vieram “Manhãs de Outono” 1987, “Frágil e Pequenina” 1988, “Tendências” 1990, “Garotos e Garotas” 1994, “Levante seus Olhos” 1999, “The Best” 2002 e “Música no Ar” 2005. Em 1987 Marcos Chocolate foi convidado a participar dos vocais.

No ano seguinte saiu o Joacir e entrou o Lico Ribeiro em seu lugar. Essa formação durou até 2002, com a saída do Chocolate e do Lico. A formação oficial é: Samuel Ribeiro, Milton Jorge, Luiz Fernando e Gabriel Nascimento (vocais).

Com mais de 23 anos de estrada,o Sinal de Alerta continua sua jornada com muito rock e pop. Antecedeu e conheceu de perto o movimento gospel,além de contribuir muito para o fortalecimento da musíca evangélica brasileira,com seus discos e show's por todo o país.

Essa banda carioca que já gravou 9 discos começou com 4 integrantes: Milton Jorge, Samuel Ribeiro, Luiz Fernando e Joacir Knust. Depois entrou o Marcos Chocolate nos vocais. Ele começou a partir do "Manhãs de Outono". Quando gravaram o "Fragil e Pequenina", o Joacir saiu e entrou o Lico(Elias Ribeiro) no baixo. Essa formação ficou até 2002 quando ocorreu a saída do Lico e do Chocolate. 



Fonte:Letras.com.br

História da igreja - 5ª parte


OS SACRAMENTOS EM GERAL - 1. Origem e Sentido da Palavra Sacramento A Palavra Sacramento não se encontra na Escritura.… derivada do termo latino sacramentum, que originariamente denotava uma soma de dinheiro depositada por duas partes em litígio. Após a decisão da corte, o dinheiro da parte vencedora era devolvido,enquanto que a perdedora era confiscada. Ao que parece, isto era chamado sacramentum porque objetivava ser uma espécie de oferenda propiciatória aos deuses. A transição para o uso cristão do termo deve ser procurada : a) no uso militar do termo, em que e notava o juramento pelo qual um soldado prometia solenemente obediência ao seu comandante, visto que no batismo o cristão promete obediência ao seu Senhor, e (b) no sentido especificamente religioso o termo adquiriu quando a Vulgata o empregou para traduzir o grego mysterion. É possível que este vocábulo, grego fosse aplicado aos sacramentos por terem eles uma tênue semelhança com alguns dos mistérios das religiões gregas. Na Igreja Primitiva a palavra sacramento era empregada primeiramente para denotar todas as espécies de doutrinas e ordenanças. Por esta mesma razão, alguns se opuseram ao nome e preferiam falar em sinais, selos ou mistério.Mesmo durante e imediatamente apos a Reforma muitos não gostavam do nome sacramento.Melanchton empregava signi, e tanto Lutero como Calvino achavam necessário chamar a atenção para o fato de que a palavra sacramento não é empregada em seu sentido original na teologia. Mas o fato de que a palavra não se encontra na Escritura e de que não é utilizada em seu sentido original quando aplicada às ordenanças instituídas por Jesus,não tem por que dissuadir-nos, pois muitas vezes o uso determina o sentido de uma palavra.Pode-se dar a seguinte definição de sacramento,Sacramento é uma santa ordenança instituída por Cristo, na qual, mediante sinais perceptíveis, a graça de Deus em Cristo e os benefícios da aliança da graça são representados, selados e aplicados aos crentes, e estes por sua vez, expressam sua fé e sua fidelidade a Deus.

2. Partes Componentes do Sacramento - (a) O Sinal Externo ou Visível - O objeto externo do sacramento inclui, não somente os elementos que se usam, a saber, água, pão e vinho, mas também o rito sagrado,aquilo que se faz com estes elementos. Segundo este ponto de vista externo, a BÍBLIA denomina os sacramentos sinais e selos (Gn 9:12,13;17:11; Rm 4:11).((b) A Graça Espiritual Interna,Significada e Selada - Esta é variadamente indicada na Escritura como aliança da graça (Gn:9:12,13; 17:11), justiça da fé (Rm 4:11), perdão dos pecados (Mc 1:4),Mt 26:28), fé e conversão (Mc 1:4;16:16), comunhão com Cristo em Sua morte e ressurreição (Rm 6:3), e assim por diante. Os católicos romanos a vêem na graça santificante acrescentada à natureza humana. Capacitando o homem a praticar boas obras e a subir às alturas da Visio Dei (Visão de Deus). Os sacramentos não significam meramente uma verdade geral, mas uma promessa dada a nós e por nós aceita, e servem para fortalecer a nossa fé com respeito, á realização dessa promessa, (Gn 17:1-14 ; x 12:13 ; Rm 4:11-13). Eles representam visivelmente e aprofundam a nossa consciência das bênçãos espirituais da aliança, da purificação dos nossos pecados e da nossa participação na vida que há em Cristo (Mt 3:11; Mc 1:4,5; 1Co 10:2,3,16,17; Rm 2:28,29;6:3,4; Gl 3:27. Como sinais e selos, eles são meios de graça, isto é, meios pelos quais se fortalece a graça interna produzido no coração pelo Espírito Santo.c) União Sacramental Entre o Sinal e Aquilo que é Significado - Geralmente se lhe chama formas sacramenti, forma dos sacramentos (forma significando aqui essência). Conforme este conceito, o sinal externo torna-se um meio empregado pelo Espírito Santo na comunicação da graça divina. A estreita relação existente entre o sinal e a coisa significada explica o emprego daquilo que geralmente se chama linguagem sacramental, na qual o sinal é mencionado em lugar da coisa significada, ou vice-versa, (Gn 17:10; At 22:16 ; 1 Co 5:7).3. Necessidades dos Sacramentos - Os Católicos Romanos afirmam que o batismo é absolutamente necessário para todos, para a salvação, e que o sacramento da penitência é igualmente necessário para aqueles que cometeram pecado mortal depois do batismo; mas que a confirmação, a eucaristia e a extrema unção são necessárias somente no sentido de que foram ordenadas e são eminentemente úteis. Por outro lado, os protestantes ensinam que os sacramentos não são absolutamente necessários para a salvação, mas são obrigatórios em vista do preceito divino. A negligencia voluntária do seu uso redunda no empobrecimento espiritual e tem tendência destrutiva, precisamente como acontece em toda desobediência persistente a Deus. (Que não são absolutamente necessários para a salvação, segue-se : (a) do caráter espiritual e livre da dispensação do Evangelho, na qual Deus não prende a Sua graça ao uso de certas formas externas (Jo 4:21,23 ; Lc 18:14; 9 ), (b) do fato de que a Escritura menciona unicamente a fé como condição instrumental da salvação ( Jo 5:24 ; 6:29 ; 3:36; At 16:31), (c) do fato de que os sacramentos não originam a fé, mas a pressupõem, e são ministrados onde se supõe a existência da fé (At 2:41;16:14,15,30,33 ; 1Co 11:23-32 ; e (d) do fato de que muitos foram realmente salvos sem o uso dos sacramentos. Pensemos nos crentes anteriores ao tempo de Abraão e no ladrão penitente na cruz. Os sacramentos do Velho e do Novo testamento são a circuncisão e a páscoa são atribuídas à igreja do Novo Testamento, ( 1 Co 5:7 ; Cl 2:11 ), e o batismo e a Ceia do Senhor à igreja do Velho Testamento,(1 Co 10:1-4).No Novo testamento Ele procura base bíblica para a confirmação em (At 8;17 ;14:22; 19:6; Hb 6:2); para a penitencia em (Tg 5:16) ; para a ordenação em (1 Tm 4:14, 2Tm 1:6 )para o matrimonio em (Ef 5:32) ; e para extrema unção em ( Mc 6:13; Tg 5:14).

domingo, 21 de agosto de 2011

Ilustração


                                 CULPADO DO SANGUE DERRAMADO
Um jovem conta a seguinte história:
Meu pai, passando por determinado lugar, ouviu alguém dizendo: "Hoje vou matar fulano". Chegando a casa, escreveu um bilhete, e mandou correndo entregá-lo à pessoa ameaçada. No caminho, fiquei distraído, brincando, atirando uma pedra em um passarinho. Quando me lembrei da urgência do recado, saí correndo, e, em lá chegando, o destinatário já estava morto. O assassino, mais apressado do que eu, chegara primeiro e consumara o seu intento.
Ao voltar, meu pai já sabia da história e me perguntou:
-  Que sangue é esse em suas mãos?
-  É de um passarinho que eu matei - repondeu.
- Não, meu filho. O sangue que mancha suas mãos é o da pessoa que morreu porque você não a avisou a tempo.
"Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livrarás a tua alma" (Ez 3.17-19).

DEJEADALPE- Jardim Alto 2

Hoje dia 21/08/2011 dará inicio a abertura das festividades do DEJEADALPE de Jardim Alto 2 com o tema: " Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" Efesios 6 verso 10. Não perca! Durante a semana  toda progamação! Que Deus vos abençoe.

sábado, 20 de agosto de 2011

Um testemunho de vitória

                          Roberta di Angellis



Nascida na capital paulista, Roberta di Angellis mudou-se com a família ainda bem pequena para Vitória (ES). Lá, descobriu, no coral infantil da igreja que freqüentava, sua vocação para a música. Algum tempo depois, viria o primeiro LP, pelos idos de 1989. Um ano depois, Roberta veio para o Rio de Janeiro e começou o trabalho de divulgação do seu disco. Mas a vida como independente não era nada fácil. “Eu e meu pai percorríamos várias rádios, íamos a diversas gravadoras, mas nada acontecia”. Até que a música foi parar na Rádio Melodia. “Posso dizer que, a partir desse momento, tudo mudou. Passei a receber vários convites e as portas começaram a se abrir”, conta.
Tanto se abriram que Roberta, após um teste, foi convidada a fazer parte do Altos Louvores, grupo que, na década de 90, revelou inúmeros cantores de talento, como Sérgio Lopes, Eyshila, Marquinhos Gomes, entre outros. Com o Altos, Roberta gravou três discos, de repercussão nacional. Até que, no final de 93, desligou-se do grupo para se dedicar a outro chamado: o ministerial. Mas o desejo de voltar a cantar ainda existia em seu coração. “Foram anos esperando a boa e agradável vontade de Deus na minha vida. Passei por alguns desertos, mas hoje vejo os mananciais à minha frente. Sinal de que essa é a hora do Senhor para a minha vida!”, declara a cantora.
A ‘hora’ a que ela se refere é sua contratação pela gravadora Top Gospel. Roberta esteve na gravadora no início de maio e trouxe um CD de demonstração para a diretoria da Top ouvir. Todos ficaram surpresos com a sua voz, letras e, principalmente, interpretação, tanto que a negociação para a assinatura do contrato demorou apenas algumas semanas. “Estávamos em busca de novidades e creio que acertamos em cheio com a contratação da Roberta. O trabalho dela vai surpreender o público, porque é diferente de tudo que temos no mercado”, revela a diretoria da gravadora carioca.


http://www.gospelfree.net/2009/10/cd-roberta-di-angellis-gloriosa.html
Fonte : Gospel free.    CD Soldado do Céu 2009
               Hinos de qualidade 
                Adorando o Senhor

História da igreja - 4ª parte




O GOVERNO DA IGREJA - Os Oficiais da Igreja - Podem distinguir diferentes classes de oficiais na igreja. Uma distinção muito geral é a de oficiais ordinários e extraordinários.

1. Oficiais Extraordinários - (a ) Apóstolos : - Estritamente falando, este nome só é aplicável aos doze escolhidos por Jesus e a Paulo ; mas também se aplica a certos homens apostólicos que assessoraram a Paulo em seu trabalho e que foram dotados de dons e graças apostólicas, (At 14:4,14 ; e Co 9:5 ; 6; 2 Co 8:23 ; Gl 1:19). Os apóstolos tinham a incumbência especial de lançar os alicerces da igreja de todos os séculos. Somente através da sua palavra È que os crentes de todas as eras subseqüentes tem comunhão com Jesus Cristo. Daí, eles são os apóstolos da Igreja dos dias atuais, como também o foram da Igreja Primitiva. Eles tinham certas qualificações especiais. (a) Foram comissionados diretamente por Deus ou por Jesus Cristo (Mc 3:14 ; Lc 6:13 ; Gl 1:1 ; (b) eram testemunhas da vida de Cristo e, principalmente, de Sua ressurreição, (Jo 15:27 ; At 1:21,22 ; 1 Co 9:1);(c) estavam cônscios de serem inspirados pelo Espírito de Deus em todo o seu ensino, oral e escrito,(At 15:28 ; 1Co 2:13 ; 1 Ts 4:8 ; 1 Jo 5: 9-12 ; (d)tinham o poder de realizar milagres e o usaram em diversas ocasiões para ratificar a sua mensagem, (2 Co 12:12 ; Hb 2:4),e (e) foram ricamente abençoados em sua obra, como sinal de que Deus provavam os seus labores (1 Co 9; 1,2 ; 2 Co 3:2,3 ; Gl2:8).b)Profetas : - O Novo Testamento fala também de profetas (At 11:28 ; 13:1,2 ; 15:32; 1Co 12:10;13:2 ; 14:3 ; Ef 2:20 ; 3:5 ; 4:11; 1 Tm 1:18 ; 4:14; Ap 11:6). C) Evangelistas :- Em acréscimo a apóstolos e profetas, são mencionados evangelistas da BÍBLIA (At 21:8 ; Ef 4:11 ; 2 Tm 4:5). Felipe, Marcos,Timóteo e Tito pertenciam a esta classe. Seu trabalho era pregar e batizar, mas incluía também a ordenação de presbíteros (Tt 1:5 ; 1 Tm 5:22),e o exercício da disciplina ( Tt 3:10).

2. Oficiais Ordinários - a) Presbíteros - Dentre os oficiais comuns da igreja, os presbyteroi (presbíteros) ou episkopoi (bispos) são os primeiros na ordem de importância. Os primeiros nomes significam simplesmente anciãos, ou mais velhos e o último, supervisores ou superintendentes. O termo presbyteroi é empregado na Escritura para denotar homens idosos, e para designar uma classe de oficiais um tanto parecido com a que exercia certas funções na sinagoga. Como designativo de oficio, aos poucos o nome foi eclipsado e até sobrepujado pelo nome episkopoi. Os dois termos são freqüentemente empregados um pelo outro (At 20:17,28 ; 1 Tm 3:1 ; 4:14 ; 5:17,19 ; Tt 1:5,7 ; 1Pe 5:1,2. Os presbyteroi são mencionados pela 1 vez em At 11:30. Freqüente menção é feita a eles no livro de (Atos 14:23 ; 15:6,22; 16:4 ; 20:17,28;21:18 ; Tg 5:14 ; Hb 13:7,17, Rm 12:8 ; 1 Ts 5:12 ;1 Co 12:28; Hb 13:7,17,24 ; Ef 4:11).b) Mestres – O ensino, a docência ligou-se mais e mais estreitamente ao oficio episcopal; mas, mesmo então, os mestres não constituíram uma classe separada de oficiais. A declaração de Paulo em Ef 4:11, de que o Cristo assunto também dera à igreja pastores e mestres; mencionados como uma única classe, (1 Tm 5:17 ; Hb 13:7 ; 2 Tm 2:2 ; Tt 1:9 ; Ap2:1,8,12,18 ; 3: 1,7,14).c - Diáconos - alem dos presbyteroi, são mencionados os diakonoi no novo testamento,(Fp 1:1 ; 1 Tm 3:8,10,12 ; At 6:1-6 ;At 11:30 ; At 11:29 ; Rm 12:7 ; 2 Co 8:4 ;9:1,12,13; Ap 2:19 ; 1 Tm 3:8 - 10,12).

O PODER DA IGREJA - 1. A Fonte do Poder da Igreja - Jesus Cristo não somente fundou a Igreja, mas também a revestiu do necessário poder ou autoridade. Ele mesmo falou da igreja como fundada tão solidamente sobre uma rocha que as portas do inferno não prevaleceria contra ela, (Mt 16:18), e na mesma ocasião exatamente a primeira em que ele fez menção da igreja... também prometeu dotá-la de poder,quando disse a Pedro : Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra, terá sido ligado nos céus e o que desligares na terra, terá sido desligado nos céus (Mt 16:19).A igreja de todos os séculos é ligada pela palavra deles, (Jo 17:20 ;1 Jo 1:3). Que Cristo deu poder á Igreja em geral,È muito bem evidenciado por várias passagens do Novo Testamento, quais sejam : (At 15:23-29;16:4 ; 1 Co 5:7,13; 6:2-4 ; 12:28 ; Ef 4:11-16).2. A Natureza deste Poder - 1 - Poder Espiritual - …um poder espiritual porque é dado pelo Espírito de Deus (At 20:28), só pode ser exercido em nome de Cristo e pelo poder do Espírito Santo (Jo 20:22,23 ;1 Co 5:4) pertence exclusivamente aos crentes (1Co 5;12), È e só pode ser exercido de maneira moral e espiritual ( 2 Co 10:4).

2 - Poder Ministerial – È copiosamente evidente na Escritura que o poder da Igreja não é um poder independente e soberano (Mt 20:25,26 ; 23:8,10; 2 Co 10: 4,5; 1 Pe 5;3),mas, sim, uma diakonia leitourgia, um poder ministerial (de serviço), (At 4:29,30; 20:24 ; Rm 1:1),derivado de Cristo e subordinado à sua autoridade soberana sobre a igreja (Mt 28:18). Deve ser exercido em harmonia com a Palavra de Deus e sob a direção do Espírito Santo, por meio de ambos Santos os quais Cristo governa a sua Igreja, e em nome do próprio Cristo como o Rei da Igreja (Rm 10:14,15 ; Ef 5:23 ; 1 Co 5:4). Todavia, È um poder muito real e brangente, que consiste na administração da Palavra e dos sacramentos, (Mt 28:19), na determinação do que é e do que não é permitido no reino de Deus, (Mt 16:19), no perdão e na retenção do pecado ( Jo 20:23), e no exercício da disciplina na igreja ( Mt 16:18; 18:17 ; 1 Co 5:4 ; Tt 3;10 ; Hb 12:15-17).

3. Diferentes espécies do Poder Eclesiático - Em conexão com os três ofícios de Cristo, há também um poder tríplice na igreja, a saber, o poder dogmático ou docente ( potestas dogmática ou docendi), o poder de governo ou de ordem ( Potestas gubernans ou ordinans), do qual o poder de julgamento ou de disciplina ( potestas iudicans ou disciplinae), È uma subdivisão, e o poder ou ministério da misericórdia( potestas ou ministerium misericordiae).a)Potestas Ordinans.: Deus não é de confusão; e,sim, de paz.(1 Co 14:33).b) Potestas iudicans.: A Potestas Iudicans È o poder exercido para proteger a santidade da igreja, admitindo os aprovados após exame, e excluindo os que se desviam da verdade ou levam vidas desonradas. Este poder é exercido especialmente em questões de disciplina.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

UMADALPE Jardim Alto 2: Ilustração

UMADALPE Jardim Alto 2: Ilustração: ELE CONHECE O PASTOR Numa igrejinha da Escócia, um professor famoso, conferencista de renome, assi...

Ilustração


                                        ELE CONHECE O PASTOR
Numa igrejinha da Escócia, um professor famoso, conferencista de renome, assistia ao culto da manhã. Foi-lhe pedido que recitasse o Salmo 23. Concordou. Recitou com muita graça, boa dicção, perfeição. A congregação ficou impressionada com a declamação. Em seguida, alguém pediu ao pastor da igreja que recitasse o mesmo Salmo. Humilde, mas sinceramente, ele o fez, com grande sentimento. Quando terminou a congregação tinha lágrimas nos olhos de emoção.
O culto terminou. Um amigo do professor veio ter com ele e perguntou-lhe se havia notado o efeito diferente que as duas recitações tinham tido sobre o povo. Por um momento o professor guardou silêncio. Depois replicou com alto senso de humildade:
- Sim, eu notei. É que eu conheço o salmo, mas ele conhece o pastor.
"O Senhor é o meu pastor!" (SI 23.1a).

UMADALPE Jardim Alto 2: História da igreja - 3ª Parte

UMADALPE Jardim Alto 2: História da igreja - 3ª Parte: 3) A Doutrina da Igreja durante e após a Reforma. (a) Durante o período da Reforma - Os reformadores romperam com a concepção católica ...

sábado, 13 de agosto de 2011

História da igreja - 3ª Parte



3) A Doutrina da Igreja durante e após a Reforma.
(a) Durante o período da Reforma - Os reformadores romperam com a concepção católica romana da igreja, mas tiveram diferenças entre si nalgumas particularidades.A idéia de uma igreja infalível e hierárquica,e de um sacerdócio especial que dispensa a salvação por intermédio dos sacramentos, não teve o apoio de Lutero. Ele considerava a igreja como a comunhão espiritual daqueles que crêem em Cristo,e restabeleceram a idéia escriturÌstica do sacerdócio de todos os crentes. Ele defendia a unidade da igreja, mas distinguia dois aspectos dela, um visível e outro invisível. Ele teve o cuidado de assinalar que não existem duas igrejas, mas simplesmente dois aspectos da mesma igreja. A igreja invisível torna-se visível não pelo governo de bispos e cardeais,nem na chefia do papa, mas pela pura administração da Palavra e dos sacramentos. Lutero admitia que a Igreja visível sempre conterá uma mistura de membros fiéis e Ímpios. Contudo, em sua reação contra a idéia católica romana do domínio da Igreja sobre o estado, ele foi ao outro extremo e virtualmente sujeitou a igreja ao estado em tudo, menos na pregação da Palavra. Os anabatistas não ficaram satisfeitos com a posição de Lutero e insistiam numa igreja só de crentes. Em muitos casos, eles zombavam da igreja visível e dos meios de graça.Além disso, exigiam completa separação de igreja e estado. Calvino e os Teólogos reformados estavam de acordo com Lutero quanto á confissão de que a Igreja é essencialmente uma Communio Sanctorum, uma comunhão de santos. Todavia, eles não procuravam,como os luteranos, a unidade e a santidade da Igreja primariamente nas ordenanças objetivas da igreja, tais como os ofícios, a Palavra e os sacramentos,mas sobretudo na comunhão subjetiva dos crentes. Ademais, encontravam as verdadeiras marcas da igreja, não somente na correta administração da Palavra e dos Sacramentos, mas também na fiel administração da disciplina na igreja. Mas, até mesmo Calvino e os Teólogos reformados do século dezessete fomentaram, em certa medida, a idéia da sujeição da igreja do estado. Contudo estabeleceram uma forma de governo da igreja que propiciava maior grau de independência e poder eclesiásticos que o que se conhecia na Igreja Luterana. Mas, enquanto que tanto os teólogos luteranos como os reformados(calvinistas) procuravam manter a relação apropriada entre a igreja visível e a invisível, outros perderam isto de vista. Os socinianos e os arminianos do século dezessete, embora na verdade falassem de uma igreja invisível, esqueceram tudo que diz respeito à vida real. Os primeiros concebiam a religião Cristã simplesmente como uma doutrina aceitável e os últimos faziam da igreja primariamente uma sociedade visível e seguiam a igreja luterana no sentido de entregarem ao estado o direito de ministrar a disciplina, e de reterem para a igreja somente o direito de pregar o Evangelho e admoestar os membros da igreja. Por outro lado, os abadistas e os pietistas manifestaram a tendência de desconsiderar a igreja visível, procurando uma igreja só de crentes, mostrando-se indiferentes para com a igreja institucional com sua mescla de bons e maus e buscando santificação nos conventículos.

(b) Durante e Após o SÉCULO Dezoito - Durante o século dezoito o racionalismo também fez sentir sua influência sobre a doutrina da igreja. Era indiferente em matéria de fé e não tinha entusiasmo pela igreja,que ele colocou a par com outras sociedades humanas. até negava que Cristo tivesse a intenção de fundar uma igreja no sentido geralmente aceito da palavra. Houve uma reação pietista ao racionalismo no metodismo, mas o metodismo em nada contribuiu para o desenvolvimento da doutrinada igreja. Nalguns casos, ele procurou força na repreensão lançada às igrejas existentes, e noutros,adaptou-se à vida destas igrejas. Para Schleiermacher, a igreja era essencialmente a comunidade cristã, o corpo dos crentes animados pelo mesmo espírito. Ele via pouco utilidade na distinção entre a igreja visível e a invisível,e via a essência da igreja no espírito de companheirismo cristão.Quanto mais o Espírito de Deus penetrar a totalidade dos crentes cristãos, menos divisões haverá, e mais perderão elas a sua importância. Ritschl substituiu a distinção entre a igreja invisível e a visível pela distinção entre o reino e a igreja. Ele considerava o reino como a comunidade do povo de Deus que age motivado pelo amor, e a igreja como aquela mesma comunidade reunida para o culto. O nome igreja restringe-se, pois, a uma organização externa com a função única de cultuar e esta função apenas capacita os crentes a familiarizarem-se melhor uns com os outros. Isto certamente está longe do ensino do Novo testamento. Leva diretamente à concepção liberal moderna da igreja como um mero centro social, uma instituição humana, e não uma lavoura de Deus.

sábado, 6 de agosto de 2011

Palavra de Deus

                                     Conquistando a vitória
A paz do Senhor meus amados , já faz um bom tempo que não postamos uma mensagem da palavra de Deus , mas hoje Deus tocou no meu coração para trazer uma mensagem acerca de um homem memorável na história Bíblica, seu nome era Josué.
Josué, no tempo do cativeiro se chamava Oséias que significa " Salvação", Moisés muda seu nome para Josué que significa " O Senhor é Salvação". Filho de Num e neto de Elisama, Josué era Principe da tribo de Efraim, nasceu durante o cativeiro ,foi criado como escravo ,debaixo das duras ordens de faraó. Josué ,assim como Moisés , teve livramento de morte por parte do Senhor , quando na última praga que o Senhor mandara ao Egito que foi a morte de todo primogênito que abita-se ali, o sangue do cordeiro dado como ordem do Senhor , foi passado nos umbrais das portas do povo Hebreu e assim o Anjo não os mataria com fez com todo primogênito dos egipicios.
Josué durante sua juventude e período adulto , teve sua fé fortalecida no Senhor diante do grande cuidado que Deus tinha com seu povo, abrindo o mar vermelho , colocando uma nuvem de dia para que o sol não molesta-se seu povo e uma coluna de fogo para guiar Israel durante a noite fria do deserto .Ainda que você esteja passando dificuldades , saiba que Deus ele tem cuidado de você , saiba dar valor aos livramentos que Deus nos dar sem que agente perceba, pois como seres humanos que somos só acreditamos no que os nossos olhos podem ver ,mas fortaleça sua fé nessa palavra , o inimigo tenta te destruir e te levar de volta ao Egito ( mundo) , mas Deus com sua mão forte não permite pois ele tem um plano lindo na sua vida e mais coisas ele fará por você nessa caminhada, Glória Deus.
Josué tinha em seu coração a vontade de se aproximar a Deus ,assim como Moisés estava próximo a ele, isso chamou a atenção de Deus para si , a Bíblia não diz que Deus sempre falava bem de Josué , mas por suas atitudes Deus o chamou para uma grande obra e fez seu nome ser grande na terra dos viventes.
Elogios muitas das vezes tiram o nosso foco do céu , e melhor trabalhar sem elogios e ser recompensado por Deus , do que ser elogiado , perder o foco e ficar sem nada , elogios só enche barriga de soberbos que só querem a glória para si e pensam que são o centro das atenções, não se preocupe se ninguém te ver aonde você congrega ou quem sabe até em casa ninguém perceba o que você faz ,Deus tem reservado pra você a vitória concreta e visível para que todos vejam que o Senhor se agrada daqueles que se dedicam a ele sem se importar com o que os outros vão achar.
Josué tinha qualidades que fizeram dele um líder exemplar para nossas vidas , vou citar algumas dessas qualidades para que agente também possa se enquadrar nesses atributos de Josué:
Josué era disposto : Êxodo cap 17 verso 8 - 16:"Então , veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim, pelo que disse Moisés a Josué: 'Escolhe-nos homens ,e sai, e peleja contra Amaleque ;amanhã, eu estarei no cume do outeiro , e a vara de \Deus estará na minha mão. E fez como Moisés lhe disse-ra ,pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão .Israel prevalecia ;mas , quando ele abaixava a sua mão Amaleque prevalecia.Porém as mãos de Moisés eram pesadas ; por isso , tomaram uma pedra e a puseram  debaixo dele ,para assentar-se sobre ela ; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos , um de um lado , e o outro , do outro ; assim ficaram suas mãos firmes até que o sol se pôs.
E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então disse o Senhor a Moisés : Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué ; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome : O Senhor é minha bandeira. E disse :porquanto jurou o Senhor , haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração.
Moisés sempre contava com Josué , e sempre o grande rapaz , estava disposto a enfrentar as adversidades que sobrevinham no deserto, dai já percebemos que Deus e Moisés conheciam essa qualidade de Josué , vemos na leitura que havia horas na peleja que Amaleque prevalecia , se fosse ali muitas das vezes eu e você , a primeira vez que Amaleque prevalece-se iriamos desistir e entregar a guerra a o inimigo, possa ser ser que você esteja passando por uma peleja tremenda , e nessa peleja o inimigo esteja prevalecendo contra você , tenha a confiança e a disposição que Josué teve , pois hoje em dia não é Moisés que estar com as mãos estendidas nessa peleja , mas sim Jesus Cristo , ele sim está com as mãos estendidas sobre tua vida para fazer você vencer essa guerra.


Josué era guerreiro: Não havia guerra , que ele não enfrentasse. Percebemos na passagem lida acima , que Moisés da uma ordem a Josué , de juntar homens e ir pelejar contra Amaleque. Josué não olhou circunstância , dificuldades , tempo, região ou algo que vinhe-se lhe prejudicar , quem tem vontade de vencer vence , ainda que muitas vezes você caia , não desista , se levante e lute por que essa luta que você essa passando e permissão do Deus de Israel e ele sabe o que faz , não decepcione o Senhor , pois ele nunca vai te decepcionar.
Josué era otimista: Números cap 13 verso 1 -33. 
Nesse capitulo de Números , Moisés envia 12 espias para ver a terra de Canaã , Josué e Calebe mais 10 homens fizeram uma excursão por Canaã , voltando para trazer o relatório sobre a terra os 10 começaram a dizer que a terra era verdadeiramente muito boa , mana leite e mel , as frutas são de boa qualidade e uma terra fértil para agricultura , mas ... Eles deixaram qeu as dificuldades que a terra tinha se sobressai-se diante das maravilhas da terra , a imagem dos gigantes anaquins não saiam da cabeça daqueles 10 homens e a dificuldade se tornou maior do que a benção que Deus tinha pra dar, porém em meio a tanta desanimação , Calebe pede a palavra junto com Josué e diz " Subamos animosamente , por que essa terra já e nossa , vamos prevalecer . Mas o povo começou a murmurar e a maldizer a terra que Deus prometeu. Certamente você já percebeu que tudo que você já obteve na vida foi com muito esforço, e as bençãos que Deus tem preparado pra você também não é diferente , não olhe os obstáculos , os gigantes mas olhe pra promessa que Deus te fez , pois só é vencedor aquele que luta  , se você tem objetivos na vida, ainda que pareça difícil ,lute e conquiste aquilo que Deus tem pra sua vida.
Josué tinha personalidade de líder : Um verdadeiro líder se preocupa com o que Deus colocou em suas mãos ,sente o peso da responsabilidade que é fazer a obra de Deus . O verdadeiro líder , não é só disposto e otimista quando é líder     mas também antes quando ninguém ver ele também está se esforçando para fazer a vontade de Deus . Um líder , tem que passar para seus liderados confiança , e Fé em Deus , se você se tornou um líder agora pouco , alguém não está gostando , está desconfiado, passe para ela a confiança que você tem em Deus, pois isso vai tocar em seu coração e ela vai saber que Deus está nesse negócio.
Josué era obidiente ao Senhor e ao seu líder: Um bom líder , antes de ser líder tem que ser um bom liderado. Josué nunca desobedeceu as ordens de Moisés seu líder ,mas fazia tudo com amor e dedicação ,mesmo que a ordem fosse difícil ele ia e cumpria . Mas hoje em dia parece que as coisas estão diferente , antes de ser liderado as pessoas já querem liderar , criticam quem está na frente da obra, trazendo assim a divisão na obra , no deserto Coré trouxe esse exemplo para nós ,começou a conspirar contra o líder Moisés , causando dissenção entre o povo , e como Deus não se agrada disso , fez a terra se abrir e todos aqueles que se rebelaram pereceram. Seja um bom membro , um bom liderado , pois Deus olha para o teu carácter e no momento certo o chamado dele para sua vida a de se revelar.não fique triste nem com raiva do seu líder se ele errar ou te magoar , ele também é ser humano sujeito a erros ,e se ele permanecer no erro e magoando as pessoas , Deus , o qual colocou ele nesse posto, se encarregará de tira-lo.
Josué sabia escutar: Esse atributo de Josué , me chama muito atenção , pois muitas das vezes , só por que nós somos líderes estamos na frente , não queremos ouvir ninguém , nos achamos auto - suficiente . As vezes Deus usa pessoas simples para nos dar instruções na nossa caminhada , pela nossa óptica , nos achamos maior do que tal pessoa ,e muita das vezes passa por nossa cabeça" Quem é ele ou ela para me dar instruções?" , talvez por que já vimos aquela pessoa errar , não aceitamos instruções de quem já errou !Não pode ser assim , se fossemos levar isso em consideração eu e você não poderia dar uma palavra para alguém por que também já erramos nessa vida. Que possamos repensar nossos conceitos , deus que fazer conosco o que fez com Josué , colocar na frente para conduzirmos pessoas a terra prometida , a Canaã Celestial ,e tenha certeza assim como Josué ficou marcado na história , Deus fará com que sua marca fique registrada na terra!


ASS: Gabriel Gustavo ( 2 º dirigente da UMADALPE em Jardim alto 2 )

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

História da igreja - 2ª Parte

                                    A DOUTRINA DA IGREJA NA HISTÓRIA 

1 A Doutrina da Igreja Antes da Reforma.

(a) No período patrístico - Pelos chamados pais apostólicos e pelos apologetas a igreja é geralmente apresentada como a Communio Sanctorum, o povo de Deus que Ele escolheu por possessão. Não se viu logo a necessidade de fazer distinções. Mas já na Segunda parte do século segundo houve uma mudança perceptível. O surgimento de heresias tornou imperativa a enumeração de algumas características pelas quais se conhecesse a verdadeira igreja católica. Isso teve a tendência de fixar a atenção na manifestação externa da igreja. Começou-se a conceber a igreja como uma instituição externa governada por um bispo como sucessor direto dos apóstolos e possuidor da tradição verdadeira. A catolicidade da igreja recebeu forte Ênfase. As Igrejas locais não eram consideradas como unidades separadas, mas simplesmente como partes componentes da igreja universal una e única. O mundanismo e a corrupção crescentes nas Igrejas foram levando aos poucos a uma reação e deram surgimento à tendência em várias seitas, como o Montanismo em meados do segundo século, o novacianismo nos meados do terceiro e o donatismo no início do quarto, de fazer da santidade dos seus membros a marca da igreja verdadeira. Os pais primitivos da igreja, assim chamados, ao combaterem esses sectários, davam ênfase cada vez maior à instituição episcopal da igreja. Cabe a Cipriano a distinção de ser o primeiro a desenvolver plenamente a doutrina da igreja em sua estrutura episcopal.Ele considerava os bispos como reais sucessores dos apóstolos e lhes atribuía caráter sacerdotal em virtude da sua obra sacrificial. Juntos os bispos formavam um colégio, chamado episcopado, que, como tal, constituía a unidade da igreja. Assim, a unidade da Igreja estava baseada na unidade dos bispos.Os que não se sujeitavam ao bispo perdiam o direito à comunhão da igreja e também à salvação, desde que não há salvação fora da igreja. Agostinho não foi totalmente coerente em sua concepção da igreja. Foi sua luta com os donatistas que o compeliu a refletir mais profundamente sobre a natureza da igreja. De um lado, ele se mostra o predestinacionista que concebe a igreja como a companhia dos eleitos, a communio sanctorum, que têm o Espírito de Deus e, portanto, são caracterizados pelo amor verdadeiro. O importante é ser membro vivo da igreja assim concebida, e não apenas pertencer a ela num sentido meramente externo. Mas, de outro lado, ele é o homem de igreja, que adere à idéia da igreja defendida por Cipriano ao menos em seus aspectos gerais. A igreja verdadeira é a igreja católica, na qual a autoridade apostólica tem continuidade mediante a sucessão episcopal. É depositária da graça divina, que ela distribui por meio dos sacramentos. Esta igreja é, de fato, um corpo misto, no qual têm lugar membros bons e maus. Em seu debate com os donatistas, porem,Agostinho admitia que aqueles e estes não estavam na igreja no mesmo sentido. Ele preparou também o caminho para a identificação católica romana da igreja com o reino de Deus.

(b) Na Idade Média - Os Escolásticos não tinham muito que dizer acerca da igreja. O sistema de doutrina desenvolvido por Cipriano e Agostinho estava completo, e precisava apenas de uns pequenos re-toques de acabamento para chegar ao seu desenvolvimento final. Hugo de S. Victor fala da igreja e do estado como os dois poderes instituídos por Deus para governarem o povo. Ambos são de constituição monárquica, mas a igreja é o poder superior, porque ministra a salvação dos homens, ao passo que o Estado só providencia o seu bem-estar temporal.O rei ou imperador é o chefe do estado, mas o papa é o chefe da igreja. Há duas classes de pessoas na igreja, com direitos e deveres bem definidos:os clérigos dedicados ao serviço de Deus, que constituem uma unidade; e os leigos, que consistem de pessoas de todas as esferas da vida e que constituem uma classe totalmente separada. Passo a passo a doutrina do papado foi-se desenvolvendo,até que, por fim, o papa se tornou virtualmente um monarca absoluto. O crescimento desta doutrina foi auxiliado, em não pequena medida, pelo desenvolvimento da idéia de que a igreja católica era o reino de Deus na terra, e, portanto, o bispado romano era um reino terreno. Esta identificação da igreja visível e organizada com o reino de Deus teve conseqüência de longo alcance: 1- Exigia que tudo fosse colocado debaixo do poder da igreja: o lar e a escola, as ciências e as artes, o comércio e a indústria, e tudo mais. 2 - Envolvia a idéia de que todas as bênçãos da salvação chegam ao homem unicamente por meio das ordenanças da igreja, em particular,mediante os sacramentos. 3 - Levou á gradual secularização da Igreja, visto que esta começou a dar mais atenção à política do que à salvação dos pecados e, finalmente, os papas reivindicaram domínio sobre os governantes seculares também.