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domingo, 19 de junho de 2011

Espaço teológico

O nosso blog tem o prazer de trazer nesse espaço teológico um ensino mais profundo da palavra de Deus . Falaremos nessas primeiras postagens sobre "Escatologia" que significa a doutrina das ultimas coisas. Retirado de postilhas da Comunidade Vida Nova Pentecostal, fique sempre ligado nesse assunto por que é importante para todos nós entendermos os últimos acontecimentos na terra!!
Fiquem a vontade, e deixe Jesus operar!!



- ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS

Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo. 

I. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO  
A) Sua Realidade: Já no tempo dos apóstolos a segunda vinda de Cristo era negada (IIPe.3:4), e ainda hoje encontramos pessoas que negam a realidade desta doutrina. Por isso é necessário demonstrar, pelas Escrituras, a sua realidade. Ela é estabelecida por vários testemunhos bíblicos:  
            1) Pelo Testemunho dos Profetas (Zc.14:3-5; Ml.3:1; Ez.21:26,27).
            2) Pelo Testemunho de João Batista (Lc.3:3-6).
            3) Pelo Testemunho de Cristo (Jo.14:2,3).
            4) Pelo Testemunho dos Anjos (At.1:11).
5) Pelo Testemunho dos Apóstolos (Mc.13:26; Lc.21:27; IJo.3:1-3; Tg.5:7; IPe.1:7,13; ITs.4:13-18; Hb.9:27).
 B) A Natureza da Segunda Vinda:
             1) Não é Espiritual:
                        a) Como a vinda do Espirito Santo no Pentecostes.
                        b) Como na conversão do pecador.
                        c) Como na conversão do mundo, pela expansão do cristianismo (Lc.18:8; IITs.2:13-12; ITm.4:1; Lc.17:26-30).
             2) É Literal:
a) Pessoal e Corporal: A parousia indica presença pessoal (At.1:11; ITs.4:14-17). A palavra parousia é usada nas seguintes passagens: (Mt.24:3,27,37,39; ICo.1:8;15:23; ITs.2:19; ITs.3:13;4:15;5:23; IITs.2:1; Tg.5:7; IIPe.1:16;3:4,12; IJo.2:28; e nas seguintes passagens referindo-se a homens: (ICo.16:17; Fp.2:12; IICo.10:10).
                         b) Visível: A apokalupsis indica a visibilidade da vinda do Senhor
                        (Ap.1:7,9-11; Mt.24:26,27,30; Lc.21:27; Tt.2:13; IJo.3:2,3; Is.52:8; Os.5:15).
                         O termo apokalupsis é usado nas seguintes passagens: (Rm.8:19; IITs.1:7; IPe.1:7,13;4:13).
                         Obs.: O termo epiphaneia (aparição, manifestação) é usado tanto para o primeiro advento                                                (IITm.1:10), como para o segundo (IITs.2:8; ITm.6:14; IITm.4:1,8; Tt.2:13).
            3) É Súbita (Ap.22:7,12,20; Mt.24:27).
            4) É Iminente, do ponto de vista profético (Tt.2:13; Hb.9:28; ITs.1:9,10; Rm.13:11).
            5) É Próxima, do ponto de vista histórico (Lc.21:28; Mt.16:3;24:33;24:3).
            6) Em duas Fases (Sf.2:3).
                        a) A primeira fase: O arrebatamento da igreja, nos ares (ITs.4:16,17; Jo.14:3); a parousia..
                        b) A segunda fase: A revelação ao mundo, na terra (IITs.1:7-9;2:7,8; Cl.3:4; Ap.1:7; Jl.3:11;                                  ITs.3:11; Zc.14:4,5; Jd.14).  
            7) Analogias: Há na Bíblia algumas analogias interessantes a estes dois aspectos da segunda vinda.  

a) Davi: A volta de Davi da outra banda do Jordão depois de Abraão e seus seguidores terem sido derrotados, a ida de Judá ao seu encontro, e a volta dos dois juntos para Jesuralém (IISm.19:10-15,40; IISm.20:1-3).  
b) Joiada: A revelação particular de Joiada aos capitães e aos cários, e sua revelação pública um pouco mais tarde (IIRs.11:4-12).  
c) Pedro: O encontro de Pedro com Jesus, andando sobre as águas. Pedro foi até Ele, e os dois voltaram juntos para o barco (Mt.14:22-34).  
d) Paulo: Quando Paulo aproximou-se de Roma, os irmãos foram ao seu encontro e todos voltaram juntos para a capital (At.18:15,16).
e) Isaque: O encontro de Isaque com Rebeca (Gn.24). Neste trecho Abraão é um tipo de um Rei que faria o casamento de seu Filho (Mt.22:2). O Servo anônimo um tipo do Espirito Santo, que não fala de si mesmo mas das coisas do Noivo para conquistar a noiva (Jo.16:13,14), e que enriquece a noiva com presentes do Noivo (ICo.12:7-11; Gl.5:22-23), e que traz a noiva ao encontro do Noivo (At.13:4;16:6-7; Rm.8:11; ITs.4:14-17). Rebeca é um tipo da igreja, a virgem noiva de Cristo (Gn.24:16; IICo.11:2; Ef.5:25-32). Isaque, um tipo do Noivo, a quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do Servo anônimo (IPe.1:8), e que sai ao encontro de Sua noiva para recebê-la (Gn.24:63; ITs.4:14-17). Estes incidentes não provam a teoria, mas ilustram a dupla natureza da volta de Cristo.  
8) Pré-Tribulacional: A primeira fase (Ap.3:10).  
9) Pré-Milenista: A primeira e segunda fase (IITm.2:12).  

C) Os Sinais Precedentes da Segunda Vinda:  
1) Sinais nos Céus (Lc.21:25a).
2) Sinais na Terra (Lc.21:25b; Mt.19:28;24:6-8).

a) Terremotos (Mt.24:7).
b) Pestes (Mt.24:7).
c) Guerras e fome (Mt.24:7).
d) Progresso científico (Dn.12:4; Na.2:4).
e) Apostasia (ITm.4:1; IITm.4:1-4; IIPe.2:1,2).
f) Tempos difíceis (IITm.3:1-5; Tg.5:1-8).

Continua dia 21 de Junho /2011...

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