Ultimas Noticias

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Palavra de Deus - O imprevisto das tempestades da vida


                                 MATEUS 8 VERSOS 23 - 27


Meditando na Palavra de Deus hoje , observei bem esta passagem tão conhecida entre os servos do Senhor ; "Jesus apazigua a tempestade". Diz a palavra do Senhor que Jesus depois de curar a sogra de Pedro em Cafarnaum e da um ensinamento de como se devia segui-lo , ele chama os seus discípulos para atravessarem o mar da galileia de Cafarnaum até Gadara uma cidade próxima dali. A Bíblia ela e clara em dizer no verso 23 que Jesus entrando no barco , os seus discípulos o seguiram; o primeiro aprendizado que temos nesta passagem e que Jesus não leva ninguém obrigado a canto nenhum , certamente que os discípulos não sabiam o que os esperavam mais a frente , mais entendemos que o seguir a Jesus e de livre e espontânea vontade , Ele te chama , Ele não te obriga. Outro ponto , Jesus sempre vai na frente , o seguidor somos nós então devemos estar aonde Jesus estar , se dentro ou fora do barco o melhor é estar com Ele pois com Ele obtemos segurança em nossa caminhada .
O verdadeiro seguidor , não pergunta aonde vai para Deus , pois ele sabe que os caminhos de Deus são perfeitos , muitas das vezes parece meio confuso esses caminhos , mais no final entendemos o por que de haver passado por tudo aquilo. A Bíblia não se refere a chuva naquele momento , nem ventos fortes , pois se houvesse este tipo de situação , existia entre eles discípulos experientes em navegação como Pedro e outros .A distância a ser percorrida era pequena de Cafarnaum a Gadara , não tinha pra que se preocupar , praticamente estava tudo sobre controle , Mas...
Para quem segue a Jesus e comum acontecer algo chamado imprevisto , imprevisto e algo que não estava sendo esperado , previsto , aguardado , algo casual . Seguir a Jesus nos leva a situação em que não estamos esperando , ainda que sejamos experientes nesse tipo de situação , ela supera nossas expectativas , e acaba nos embaraçando de uma tal forma que não conseguimos resolver, e por muitas vezes esquecemos que Ele , Jesus foi na nossa frente. Foi ele quem nos convidou a passar por aquele algo , aparentemente tranquilo , mais que logo após somos surpreendidos por uma tempestade tão grande que chegamos a pensar que vamos perecer . O maior erro de muita gente é pensar que o "seguir" a Jesus é certeza de vida sem problemas , e é ai que vem a frustração . Os discípulos de Jesus já tinham visto Ele curar pessoas , expulsar demônios de pessoas , mais nuca tiveram em si uma experiencia com Jesus. Jesus sabia muito bem que naquele momento em  que subiram no barco , logo mais a frente viria uma tempestade , mais os discípulos nada sabiam . Diz a Palavra de Deus que por um momento eles se esqueceram que Jesus estava ali , e até tentaram controlar a situação com sua experiência em navegação , mas de nada adiantou , as ondas eram tão grandes que cobriam o barco , e desespero começou a aumentar em seus corações quando... 
Observaram para a polpa do barco , lá na frente estava o Mestre , tranquilo descansando seu corpo sem nenhuma preocupação. Mais que contraste! Enquanto seus discípulos se preocupavam com suas vidas , o Mestre estava dormindo! Nem levantar pra ajudar Ele num levantou ! Por que ?

Já percebeu que acontece isto com a gente também , muitas das vezes estamos passando por situações tão difíceis em nossa vida que mesmo tendo experiência na vida cristã essa situação nos foge do controle , e não vemos Deus se levantar para nos ajudar , Ele fica em silêncio , parece até que nem se importa com a gente; nos enganamos ao pensar assim , o primeiro ato que Jesus queria mostrar para os discípulos era  o que Ele ia falou em Jõao 15 verso 5 , falando sobre a videira na ultima parte do verso Que Ele diz " Por que sem mim , nada podeis fazer.". Ele queria revelar aos discípulos que em tudo os discípulos seriam dependentes deles , e que ninguém mais conhecia todas as coisas se não Ele . As vezes tomamos a rédias da nossa vida , pegamos o nosso barco , e nos aproximamos de uma tempestades dentro do nosso lar , no nosso trabalho , na escola , na igreja e com a certeza de que podemos resolver , quando vem a percepção de que não somos tão capazes e recorremos a Ele que permaneceu calado durante todo o tempo , aparentemente só descansando e dizemos " Senhor , eu não posso resolver , não tenho condições . É nessa hora que com toda certeza Ele se levantará para nos ajudar. 

A pergunta " Por que temeis homens de pequena fé?" , e a mesma pergunta que " Por que você está com medo ? Eu estou aqui! Fui eu quem te convidei para passar por isto , e estou no barco." Glória a Deus 

Jesus nunca vai te deixar só , mesmo se a situação estiver em limites absurdos , lembre-se , Ele te chamou , você o seguiu , Ele foi na frente e estar presente no barco da sua vida .
A palavra dos discípulos para o ato de Jesus acalmar o vento e o mar , era como se eles naquele momento estivesse muito espantado , Eles viram Jesus fazer grandes milagres , mas nada como aquele tão grande ato de dominar as forças da natureza . Eu te digo algo meu amado leitor , nessa tempestade que você está passando , Jesus irá te surpreender de uma forma que você nunca viu , você já presenciou grandes milagres na vida dos seus irmãos , mas te digo em nome Jesus chegou a sua vez , Ele levantou-se com grande poder para te dar vitória ... tão somente aguarda e "não se turbe o vosso coração , se aquiete e saiba que Ele , somente Ele é Deus"!

Que Deus permaneça vos abençoando!


Texto escrito por : Irº Gabriel Silva - Dirigente da UMADALPE em Jardim Alto 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário