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terça-feira, 30 de agosto de 2011

História da igreja - Final


O BATISMO CRISTÃO - 1. a) No mundo Gentílico - O batismo não era uma coisa inteiramente nova nos dias de Jesus. Os egípcios,os persas e os hindus tinham todos as suas purificações religiosas. Estas eram mais proeminentes ainda nas religiões gregas e romanas. Às vezes elas tomavam a forma de banhos no mar, e as, vezes eram efetuadas por aspersão. O batismo de João, como o batismo cristão - * foi instituído pelo próprio Deus (Mt 21:25; Jo 1:33 ; * Estava relacionado com uma radical mudança de vida ( Lc 1:1-7 ; Jo 1:20-30); * estava numa relação sacramental com o perdão dos pecados ( Mt 3: 7,8 ; Mc 1:4 ;Lc 3:3) (Comp. At 2:28) e * empregava o mesmo elemento material, qual seja, água. Ao mesmo tempo havia diversos pontos de diferença : (1) O batismo de João ainda pertencia à antiga dispensação e, como tal, apontava para Cristo, no futuro ; (2) em harmonia com a dispensação da lei em geral, acentuava a necessidade de arrependimento, embora sem excluir inteiramente a fé ; (3)foi planejado somente para os judeus e, puritanos,representava mais o particularismo do Velho Testamento que o universalismo do Novo ; e (d) visto que o Espírito Santo ainda não fora derramado a plenitude do Pentecoste, o batismo de João ainda não era acompanhado por tão grande porção de dons espirituais como o ulterior batismo cristão.2. Foi instituído com Autoridade Divina - A grande comissão foi colocada nas seguintes palavras: Ide, portanto (isto é, porque todas as nações estão sujeitas a Mim), fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado (Mt 28:19,20). A forma complementar de (Mc 16:15,16) tem esta redação : ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo ; quem, porém, não crer será condenado.(At 19:3 ; 1 Co 1:13 ; 10:2 ; 12:13 ; At 2:48 ; 8:16; 10:48 ; 19:5), e também (Rm 6:3 e Gl 3:27 ; At2:38).

A DOUTRINA DO BATISMO NA HISTÓRIA - 1. Antes da Reforma - Os chamados pais primitivos consideravam como estreitamente ligado ao perdão de pecados e à comunicação da nova vida. Algumas das suas expressões parecem indicar que eles criam na regeneração batismal. A opinião geral era que o batismo nunca devia ser repetido, mas não havia unanimidade quanto à validade do batismo ministrado por hereges. No transcorrer do tempo, porém, veio a ser um princípio estabelecido não rebatizar os que foram batizados em nome do Deus Triúno. O modo do batismo não estava em discussão. Do segundo século em diante, aos poucos ganhou terreno a idéia de que o batismo age mais ou menos magicamente. até mesmo Agostinho parece Ter considerado o batismo como eficiente ex opere operato, no caso das crianças. Ele considerava absolutamente necessário o batismo e afirmava que as crianças não batizadas estão perdidas. Segundo ele, o batismo elimina a culpa original, mas não remove totalmente a corrupção da natureza. Os escolásticos a princípios partilhavam o conceito de Agostinho, que, no caso do batismo de adultos,pressupõe fé, mas gradualmente outra idéia ganhou predominância, a saber, que o batismo é sempre eficaz ex opere operato. A importância das condições subjetivas foi menosprezada. Assim, a característica concepção católica romana do sacramento,de acordo com a qual o batismo é o sacramento da regeneração e da iniciação na igreja; aos poucos ganhou proeminência.

2. Desde a Reforma - A Reforma Luterana não se desfez inteiramente da concepção católica romana dos sacramentos. Para Lutero, a água do batismo não é água comum, mas uma água que, mediante a Palavra com seu poder divino inerente, veio a ser uma água da vida, cheia de graça, um lavamento de regeneração por esta eficácia divina da Palavra,o sacramento efetua a regeneração. No caso dos adultos, Lutero colocava o efeito do batismo na dependência da fé presente no participante. Teólogos luteranos mais recentes que retiveram a idéia de uma fé infantil como pré-condição para o batismo,ao passo que outros entendiam que o batismo produz essa fé imediatamente. Os Anabatistas cortaramo nó Gordio de Lutero negando a legitimidade do batismo de crianças. Eles insistiam em batizar todos os candidatos à admissão no seu circulo que tinham recebido o sacramento na infância, e não consideravam isto um rebatismo, mas, sim, o primeiro batismo verdadeiro. Para eles, as crianças não têm lugar nenhum na igreja. Calvino e a Teologia reformada partiam da pressuposição de que o batismo foi instituído para os crentes e não produz,mas fortalece a nova vida. Naturalmente, eles se defrontaram com a questão sobre como as crianças poderiam ser consideradas crentes, e sobre como poderiam ser fortalecidas espiritualmente, visto não poderem exercer fé. Alguns simplesmente assinalavam que as crianças nascidas de pais crentes são filhos da aliança e, como tais, herdeiros das promessas de Deus, incluindo-se também a promessa de regeneração; e que a eficácia espiritual do batismo não se limita à hora da sua ministração,mas continua durante a vida toda.

3. O Modo Próprio do Batismo - Os Batistas baseiam sua opinião em (Mc 10:38,39 ; Lc 12:50 ; Rm 6:3,4 ; Cl 2:12). O catecismo de Heidelberg indaga, na pergunta 69: Como é que esta simbolizado e selado em seu favor no santo batismo que você participa do sacrifício de Cristo na Cruz ? E responde: Assim : que Cristo determinou o lavamento externo com água e acrescentou a promessa de que eu sou lavado com o seu sangue que me purifica da corrupção da minha alma, isto é, de todos os meus pecados,tão certamente como a água me lava exteriormente,pela qual a sujeira do corpo comumente é removida. Esta idéia de purificação era a coisa pertinente em todas as abluções do Velho Testamento, e também no batismo de João (Sl 51:7 ; Ez 36:25 ; Jo 3:25,26). Além disso, a Escritura deixa muitíssimo claro que o batismo simboliza a limpeza ou purificação espiritual, (At 2;38 ; 22:16 ;Rm 6:4,5 ; 1 Co 6;11; Tt 3:5 ; Hb 10;22; 1 Pe 3:21; Ap 1:5). … este exatamente o ponto no qual a BÍBLIA coloca toda a ênfase, ao passo que ela nunca descreve o ir ao fundo e subir como algo essencial. O Batismo pode ser igualmente ministrado pôr imersão, derramamento, afusão ou aspersão.

Elaboração: Pr. Sérgio Feliciano

pastorsergiopereira@bol.com.br




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