Ultimas Noticias

sábado, 6 de agosto de 2011

Palavra de Deus

                                     Conquistando a vitória
A paz do Senhor meus amados , já faz um bom tempo que não postamos uma mensagem da palavra de Deus , mas hoje Deus tocou no meu coração para trazer uma mensagem acerca de um homem memorável na história Bíblica, seu nome era Josué.
Josué, no tempo do cativeiro se chamava Oséias que significa " Salvação", Moisés muda seu nome para Josué que significa " O Senhor é Salvação". Filho de Num e neto de Elisama, Josué era Principe da tribo de Efraim, nasceu durante o cativeiro ,foi criado como escravo ,debaixo das duras ordens de faraó. Josué ,assim como Moisés , teve livramento de morte por parte do Senhor , quando na última praga que o Senhor mandara ao Egito que foi a morte de todo primogênito que abita-se ali, o sangue do cordeiro dado como ordem do Senhor , foi passado nos umbrais das portas do povo Hebreu e assim o Anjo não os mataria com fez com todo primogênito dos egipicios.
Josué durante sua juventude e período adulto , teve sua fé fortalecida no Senhor diante do grande cuidado que Deus tinha com seu povo, abrindo o mar vermelho , colocando uma nuvem de dia para que o sol não molesta-se seu povo e uma coluna de fogo para guiar Israel durante a noite fria do deserto .Ainda que você esteja passando dificuldades , saiba que Deus ele tem cuidado de você , saiba dar valor aos livramentos que Deus nos dar sem que agente perceba, pois como seres humanos que somos só acreditamos no que os nossos olhos podem ver ,mas fortaleça sua fé nessa palavra , o inimigo tenta te destruir e te levar de volta ao Egito ( mundo) , mas Deus com sua mão forte não permite pois ele tem um plano lindo na sua vida e mais coisas ele fará por você nessa caminhada, Glória Deus.
Josué tinha em seu coração a vontade de se aproximar a Deus ,assim como Moisés estava próximo a ele, isso chamou a atenção de Deus para si , a Bíblia não diz que Deus sempre falava bem de Josué , mas por suas atitudes Deus o chamou para uma grande obra e fez seu nome ser grande na terra dos viventes.
Elogios muitas das vezes tiram o nosso foco do céu , e melhor trabalhar sem elogios e ser recompensado por Deus , do que ser elogiado , perder o foco e ficar sem nada , elogios só enche barriga de soberbos que só querem a glória para si e pensam que são o centro das atenções, não se preocupe se ninguém te ver aonde você congrega ou quem sabe até em casa ninguém perceba o que você faz ,Deus tem reservado pra você a vitória concreta e visível para que todos vejam que o Senhor se agrada daqueles que se dedicam a ele sem se importar com o que os outros vão achar.
Josué tinha qualidades que fizeram dele um líder exemplar para nossas vidas , vou citar algumas dessas qualidades para que agente também possa se enquadrar nesses atributos de Josué:
Josué era disposto : Êxodo cap 17 verso 8 - 16:"Então , veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim, pelo que disse Moisés a Josué: 'Escolhe-nos homens ,e sai, e peleja contra Amaleque ;amanhã, eu estarei no cume do outeiro , e a vara de \Deus estará na minha mão. E fez como Moisés lhe disse-ra ,pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão .Israel prevalecia ;mas , quando ele abaixava a sua mão Amaleque prevalecia.Porém as mãos de Moisés eram pesadas ; por isso , tomaram uma pedra e a puseram  debaixo dele ,para assentar-se sobre ela ; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos , um de um lado , e o outro , do outro ; assim ficaram suas mãos firmes até que o sol se pôs.
E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então disse o Senhor a Moisés : Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué ; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome : O Senhor é minha bandeira. E disse :porquanto jurou o Senhor , haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração.
Moisés sempre contava com Josué , e sempre o grande rapaz , estava disposto a enfrentar as adversidades que sobrevinham no deserto, dai já percebemos que Deus e Moisés conheciam essa qualidade de Josué , vemos na leitura que havia horas na peleja que Amaleque prevalecia , se fosse ali muitas das vezes eu e você , a primeira vez que Amaleque prevalece-se iriamos desistir e entregar a guerra a o inimigo, possa ser ser que você esteja passando por uma peleja tremenda , e nessa peleja o inimigo esteja prevalecendo contra você , tenha a confiança e a disposição que Josué teve , pois hoje em dia não é Moisés que estar com as mãos estendidas nessa peleja , mas sim Jesus Cristo , ele sim está com as mãos estendidas sobre tua vida para fazer você vencer essa guerra.


Josué era guerreiro: Não havia guerra , que ele não enfrentasse. Percebemos na passagem lida acima , que Moisés da uma ordem a Josué , de juntar homens e ir pelejar contra Amaleque. Josué não olhou circunstância , dificuldades , tempo, região ou algo que vinhe-se lhe prejudicar , quem tem vontade de vencer vence , ainda que muitas vezes você caia , não desista , se levante e lute por que essa luta que você essa passando e permissão do Deus de Israel e ele sabe o que faz , não decepcione o Senhor , pois ele nunca vai te decepcionar.
Josué era otimista: Números cap 13 verso 1 -33. 
Nesse capitulo de Números , Moisés envia 12 espias para ver a terra de Canaã , Josué e Calebe mais 10 homens fizeram uma excursão por Canaã , voltando para trazer o relatório sobre a terra os 10 começaram a dizer que a terra era verdadeiramente muito boa , mana leite e mel , as frutas são de boa qualidade e uma terra fértil para agricultura , mas ... Eles deixaram qeu as dificuldades que a terra tinha se sobressai-se diante das maravilhas da terra , a imagem dos gigantes anaquins não saiam da cabeça daqueles 10 homens e a dificuldade se tornou maior do que a benção que Deus tinha pra dar, porém em meio a tanta desanimação , Calebe pede a palavra junto com Josué e diz " Subamos animosamente , por que essa terra já e nossa , vamos prevalecer . Mas o povo começou a murmurar e a maldizer a terra que Deus prometeu. Certamente você já percebeu que tudo que você já obteve na vida foi com muito esforço, e as bençãos que Deus tem preparado pra você também não é diferente , não olhe os obstáculos , os gigantes mas olhe pra promessa que Deus te fez , pois só é vencedor aquele que luta  , se você tem objetivos na vida, ainda que pareça difícil ,lute e conquiste aquilo que Deus tem pra sua vida.
Josué tinha personalidade de líder : Um verdadeiro líder se preocupa com o que Deus colocou em suas mãos ,sente o peso da responsabilidade que é fazer a obra de Deus . O verdadeiro líder , não é só disposto e otimista quando é líder     mas também antes quando ninguém ver ele também está se esforçando para fazer a vontade de Deus . Um líder , tem que passar para seus liderados confiança , e Fé em Deus , se você se tornou um líder agora pouco , alguém não está gostando , está desconfiado, passe para ela a confiança que você tem em Deus, pois isso vai tocar em seu coração e ela vai saber que Deus está nesse negócio.
Josué era obidiente ao Senhor e ao seu líder: Um bom líder , antes de ser líder tem que ser um bom liderado. Josué nunca desobedeceu as ordens de Moisés seu líder ,mas fazia tudo com amor e dedicação ,mesmo que a ordem fosse difícil ele ia e cumpria . Mas hoje em dia parece que as coisas estão diferente , antes de ser liderado as pessoas já querem liderar , criticam quem está na frente da obra, trazendo assim a divisão na obra , no deserto Coré trouxe esse exemplo para nós ,começou a conspirar contra o líder Moisés , causando dissenção entre o povo , e como Deus não se agrada disso , fez a terra se abrir e todos aqueles que se rebelaram pereceram. Seja um bom membro , um bom liderado , pois Deus olha para o teu carácter e no momento certo o chamado dele para sua vida a de se revelar.não fique triste nem com raiva do seu líder se ele errar ou te magoar , ele também é ser humano sujeito a erros ,e se ele permanecer no erro e magoando as pessoas , Deus , o qual colocou ele nesse posto, se encarregará de tira-lo.
Josué sabia escutar: Esse atributo de Josué , me chama muito atenção , pois muitas das vezes , só por que nós somos líderes estamos na frente , não queremos ouvir ninguém , nos achamos auto - suficiente . As vezes Deus usa pessoas simples para nos dar instruções na nossa caminhada , pela nossa óptica , nos achamos maior do que tal pessoa ,e muita das vezes passa por nossa cabeça" Quem é ele ou ela para me dar instruções?" , talvez por que já vimos aquela pessoa errar , não aceitamos instruções de quem já errou !Não pode ser assim , se fossemos levar isso em consideração eu e você não poderia dar uma palavra para alguém por que também já erramos nessa vida. Que possamos repensar nossos conceitos , deus que fazer conosco o que fez com Josué , colocar na frente para conduzirmos pessoas a terra prometida , a Canaã Celestial ,e tenha certeza assim como Josué ficou marcado na história , Deus fará com que sua marca fique registrada na terra!


ASS: Gabriel Gustavo ( 2 º dirigente da UMADALPE em Jardim alto 2 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário