Ultimas Noticias

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pedidos de oração - Pr Youssef Nadarkhani


 Pr Youssef Nadarkhani é um exemplo de cristão , enquanto pessoas negam Jesus por causa de amizades ou de fama , ele diante da sentença de morte , permanece constante em servir a Deus . Devemos seguir seu exemplo !

Gabriel Gustavo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas de Leitura - O livro dos Mártires



              A Morte dos Apóstolos

1. ESTEVÃO
 . Sua morte foi ocasionada pela fidelidade com a que predicou o Evangelho aos entregadores e matadores de Cristo. Foram excitados eles a tal grau de fúria, que o expulsaram fora da cidade, apedrejando-o até matá-lo. a época em que sofreu supõe-se geralmente como a Páscoa posterior à da crucifixão de nosso Senhor, e na época de Sua ascensão, na seguinte primavera.
A continuação suscitou-se uma grande perseguição contra todos os que professavam a crença em Cristo como Messias, ou como profeta. São Lucas nos diz de imediato que "fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém", e que "todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos" (Atos 8:1, ACF).
Em volta de dois mil cristãos, incluindo Nicanor, um dos sete diáconos, padeceram o martírio durante a "tribulação suscitada por causa de Estevão" (Atos 11:9, PJFA).

2. TIAGO O MAIOR
O seguinte mártir que encontramos no relato segundo Lucas, na História dos Atos dos Apóstolos, é Tiago, filho de Zebedeu, irmão mais velho de João e parente de nosso Senhor, porque sua mãe Salome era prima irmã da Virgem Maria. Não foi até dez anos depois da morte de Estevão que teve lugar este segundo martírio. Aconteceu que tão pronto como Herodes Agripa foi designado governador da Judéia que, com o propósito de congraçar-se com os judeus, suscitou uma intensa perseguição contra os cristãos, decidindo dar um golpe eficaz, e lançando-se contra seus dirigentes. Não se deveria passar por alto o relato que dá um eminente escritor primitivo, Clemente de Alexandria. Nos diz que quando Tiago estava sendo conduzido ao lugar de seu martírio, seu acusador foi levado ao arrependimento, caindo a seus pés para pedi-lhe perdão, professando-se cristão e decidindo que Tiago não receberia sozinho a coroa do martírio. Por isso, ambos foram decapitados juntos. Assim recebeu, resoluto e bem disposto, o primeiro mártir apostólico aquele cálice que ele tinha dito ao Salvador que estava disposto a beber. Timão e Parmenas sofreram o martírio por volta daquela época; o primeiro em Filipos, e o segundo na Macedônia. Estes acontecimentos tiveram lugar no 44 d.C.

3. FELIPE
Nasceu em Betsaida da Galiléia, e foi chamado primeiro pelo nome de "discípulo". Trabalhou diligentemente na Ásia Superior, e sofreu o martírio em Heliópolis, na Frigia. Foi acoitado, encarcerado e depois crucificado, no 54 d.C.

4. MATEUS
Sua profissão era arrecadador de impostos, e tinha nascido em Nazaré. Escreveu seu evangelho em hebraico, que foi depois traduzido ao grego por Tiago o Menor. Os cenários de seus trabalhos foram Partia e a Etiópia, país no que sofreu o martírio, sendo morto com uma lança na cidade de Nadaba no ano 60 d.C.

5. TIAGO O MENOR
Alguns supõem que se tratava do irmão de nosso Senhor por parte de uma anterior mulher de José. Isto resulta muito duvidoso, e concorda demasiado com a superstição católica de que Maria jamais teve outros filhos além de nosso Salvador. Foi escolhido para supervisar as igrejas de Jerusalém, e foi o autor da Epístola ligada a Tiago. A idade de noventa e nove anos foi espancado e apedrejado pelos judeus, e finalmente abriram-lhe o crânio com um cacetete.

6. MATIAS
Dele se sabe menos que da maioria dos discípulos; foi escolhido para encher a vaga deixada por Judas. Foi apedrejado em Jerusalém e depois decapitado.

7. ANDRÉ
Irmão de Pedro, predicou o evangelho a muitas nações da Ásia; mas ao chegar a Edessa foi apreendido e crucificado numa cruz cujos extremos foram fixados transversalmente no chão [1] Daí a origem do termo de Cruz de Santo André.

8. MARCOS
Nasceu de pais judeus da tribo de Levi. Supõe-se que foi convertido ao cristianismo por Pedro, a quem serviu como amanuense, e sob cujo cuidado escreveu seu Evangelho em grego. Marcos foi arrastado e despedaçado pelo populacho de Alexandria, em grande solenidade de seu ídolo Serapis, acabando sua vida em suas implacáveis mãos.

9. PEDRO
Entre muitos outros santos, o bem-aventurado apóstolo Pedro foi condenado a morte e crucificado, como alguns escrevem, em Roma; embora outros, e não sem boas razões, tenham dúvidas a esse respeito. Hegéssipo diz que Nero buscou razões contra Pedro para dá-lhe morte; e que quando o povo percebeu, rogaram-lhe insistentemente que fugisse da cidade. Pedro, ante a insistência deles, foi finalmente persuadido e se dispus a fugir. Porém, chegando até a porta viu o Senhor Cristo acudindo a ele e, adorando-o, lhe disse: "Senhor, aonde vãs?" ao que ele respondeu: "A ser de novo crucificado". Com isto, Pedro, percebendo que se referia a seu próprio sofrimento, voltou à cidade. Jerônimo diz que foi crucificado cabeça para abaixo, com os pés para cima, a petição dele, porque era, disse, indigno de ser crucificado da mesma forma que seu Senhor.

10. PAULO
Também o apóstolo Paulo, que antes se chamava Saulo, após seu enorme trabalho e obra indescritível para promover o Evangelho de Cristo, sofreu também sob esta primeira perseguição sob Nero. Diz Obadias que quando se dispus sua execução, Nero enviou dois de seus cavaleiros, Ferega e Partémio, para que lhe dessem a notícia de que ia ser morto. Ao chegarem a Paulo, que estava instruindo o povo, pediram-lhe que orasse por eles, para que eles acreditassem. Ele disse-lhe que em breve acreditariam e seriam batizados diante de seu sepulcro. Feito isso, os soldados chegaram e o tiraram da cidade para o lugar das execuções, onde, depois de ter orado, deu seu pescoço à espada.

11. JUDAS
Irmão de Tiago, era comumente chamado Tadeu. Foi crucificado em Edessa o 72 d.C.

12. BARTOLOMEU
Predicou em vários países, e tendo traduzido o Evangelho de Mateus na linguajem da Índia, o propalou naquele país. Finalmente foi cruelmente açoitado e logo crucificado pelos agitados idólatras.

13. TOMÉ
Chamado Dídimo, predicou o Evangelho em Partia e na Índia, onde por ter provocado a fúria dos sacerdotes pagãos, foi martirizado, sendo atravessado com uma lança.

14. LUCAS
O evangelista foi autor do Evangelho que leva seu nome. Viajou com Paulo por vários países, e se supõe que foi pendurado de uma oliveira pelos idólatras sacerdotes da Grécia.

15. SIMÃO
Apelidado de zelote, predicou o Evangelho na Mauritânia, África, inclusive na Grã Bretanha, país no qual foi crucificado em 74 d.C.

16. JOÃO
O "discípulo amado" era irmão de Tiago o Maior. As igrejas de Esmirna, Sardes, Pérgamo, Filadélfia, Laodicéia e Tiatira foram fundadas por ele. Foi enviado de Éfeso a Roma, onde se afirma que foi lançado num caldeiro de óleo fervendo. Escapou milagrosamente, sem dano algum. Domiciano desterrou posteriormente na ilha de Patmos, onde escreveu o livro do Apocalipse. Nerva, o sucessor de Domiciano, o libertou. Foi o único apóstolo que escapou de uma morte violenta.

17. BARNABÉ
Era de Chipre, porém de ascendência judia. Supõe-se que sua morte teve lugar por volta do 73 d.C.

E apesar de todas estas contínuas perseguições e terríveis castigos, a Igreja crescia diariamente, profundamente arraigada na doutrina dos apóstolos e dos varões apostólicos, e regada abundantemente com o sangue dos santos.


Fonte : Extraído do livro de John Fox ( O Livros dos Mártires ).

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ilustração


                                 Buraco no Caminho

Na década dos anos sessentas, quando garotos, moráva­mos numa vila, numa cidade do interior paulista. Com outras crianças, brincávamos em um cafezal e, às vezes, um grupo aproveitava para "visitar" um pomar e "roubar" laranjas para chupar. Só na minha casa éramos em 10 meninos e 2 meninas. Não éramos cristãos. Meus pais eram católicos romanos — como todos —, e um pouco espíritas — como a maioria. Não obstante a rigidez de meus pais, escapávamos para as peraltices. Eu tinha muito medo do perigo dos cachorros da fazenda e do guarda do pomar, além de meu pai, que não deixava pas­sar nada. Mesmo assim, acabei indo uma vez ao pomar.
O dono era o "seu" Augusto Roldão, um espanhol já ido­so, que fazia a molecada tremer só de vê-lo em seu carro apro­ximando-se da entrada do cafezal que se ligava ao pomar. Até mesmo brincar de pique-e-salva no pomar era perigoso. O ve­lho era ranzinza. Pelo menos era o que pensávamos dele.
No cafezal e no pomar, havia um guarda igualmente ranzinza que andava com um pequeno podão — uma peque­na foice — e tinha fama de malvado. Um dia, o guarda adentrou a rua B, paralela ao cafezal, correndo atrás de uma molecada que havia roubado laranjas.
Meu irmão Gerô, que hoje é pastor, estava em casa, mas quando ouviu o burburinho, saiu correndo atrás, a exemplo de outros garotos. O homem parou em frente a uma casa, e insistia com os moradores dizendo que um de seus filhos tam­bém estava com os "ladrões". Na verdade, um dos "gatunos" tinha pulado o muro daquela casa para fugir do velho, embora não morasse ali. Como meu irmão sabia que o Darli, filho do casal, não estava entre os peraltas do dia, aproximou-se e con­firmou o que aquela mãe dizia, sem conseguir convencer o ve­lho de que o Darli realmente não havia participado da façanha.
Quando o velho ouviu meu irmão falar, replicou:
—Ah! Então você estava junto também! — e passou a per­segui-lo de podão em punho.
No corre-corre, o guarda rodou o podão para acertar-lhe o pescoço, justamente quando Gerô pisou em um buraco. O tro­peço foi o bastante para salvar-lhe o pescoço. O espaço da que­da de seu corpo no buraco foi o suficiente para que o podão roçasse pouco acima de seus cabelos. Aquele buraco salvou-lhe a vida.
£ sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto (Rm 8.28).

Aniversário da UMADALPE Jardim Alto 2



Nesse domingo dia 04 se inicia as festividades em agradecimento aos 8 anos da UMADALPE  em Jardim Alto 2 , com uma boa novidade , no dia 10 de março que será no sábado haverá um culto evangelístico na comunidade , estamos postando esta informação para pedir sua ajuda , venha nos ajudar com a sua presença , temos que mostrar que o povo de Deus é um povo disposto e que faz a diferença.

Programação:
04 de Março - Domingo - Abertura
05 de Março - Segunda - Encontro
07 de Março - Quarta - Estudo
10 de Março - Sábado - Culto evangelístico
11 de Março - Domingo - Encerramento


Contamos muito com a sua presença , Deus tem uma palavra para você!

Espaço teológico- A trindade


ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS. Muitas características do Deus único e verdadeiro, especialmente seus atributos morais, têm certa similitude com as qualidades humanas; sendo, porém, evidente que todos os seus atributos existem em grau infinitamente superior aos humanos. Por exemplo, embora Deus e o ser humano possuam a capacidade de amar, nenhum ser humano é capaz de amar com o mesmo grau de intensidade como Deus ama. Além disso, devemos ressaltar que a capacidade humana de ter essas características vem do fato de sermos criados à imagem de Deus (Gn 1.26,27); noutras palavras, temos a sua semelhança, mas Ele não tem a nossa; Ele não é como nós.

(1) Deus é bom (Sl 25.8; 106.1; Mc 10.18). Tudo quanto Deus criou originalmente era bom, era uma extensão da sua própria natureza (Gn 1.4,10,12,18,21,25,31). Ele continua sendo bom para sua criação, ao sustentá-la, para o bem de todas as suas criaturas (Sl 104.10-28; 145.9); Ele cuida até dos ímpios (Mt 5.45; At 14.17). Deus é bom, principalmente para os seus, que o invocam em verdade (Sl 145.18-20).

(2) Deus é amor (1Jo 4.8). Seu amor é altruísta, pois abraça o mundo inteiro, composto de humanidade pecadora (Jo 3.16; Rm 5.8). A manifestação principal desse seu amor foi a de enviar seu único Filho, Jesus, para morrer em lugar dos pecadores (1Jo 4.9,10). Além disso, Deus tem amor paternal especial àqueles que estão reconciliados com Ele por meio de Jesus (ver Jo 16.27 ).

(3) Deus é misericordioso e clemente (Êx 34.6; Dt 4.31; 2Cr 30.9; 'Sl 103.8; 145.8; Jl 2.13); Ele não extermina o ser humano conforme merecemos devido aos nossos pecados (Sl 103.10), mas nos outorga o seu perdão como dom gratuito a ser recebido pela fé em Jesus Cristo.

(4) Deus é compassivo (2Rs 13.23; Sl 86.15; 111.4). Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento doutra pessoa, com desejo de ajudar. Deus, por sua compaixão pela humanidade, proveu-lhe perdão e salvação (cf. Sl 78.38). Semelhantemente, Jesus, o Filho de Deus, demonstrou compaixão pelas multidões ao pregar o evangelho aos pobres, proclamar libertação aos cativos, dar vista aos cegos e pôr em liberdade os oprimidos (Lc 4.18; cf. Mt 9.36; 14.14; 15.32; 20.34; Mc 1.41; ver Mc 6.34).

(5) Deus é paciente e lento em irar-se (Êx 34.6; Nm 14.18; Rm 2.4; 1Tm 1.16). Deus expressou esta característica pela primeira vez no jardim do Éden após o pecado de Adão e Eva, quando deixou de destruir a raça humana conforme era seu direito (cf. Gn 2.16,17). Deus também foi paciente nos dias de Noé, enquanto a arca estava sendo construída (1Pe 3.20). E Deus continua demonstrando paciência com a raça humana pecadora; Ele não julga na devida ocasião, pois destruiria os pecadores, mas na sua paciência concede a todos a oportunidade de se arrependerem e serem salvos (2Pe 3.9).

(6) Deus é a verdade (Dt 32.4; Sl 31.5; Is 65.16; Jo 3.33). Jesus chamou-se a si mesmo “a verdade” (Jo 14.6), e o Espírito é chamado o “Espírito da verdade” (Jo 14.17; cf. 1Jo 5.6). Porque Deus é absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo quanto diz e faz, a sua Palavra também é chamada a verdade (2Sm 7.28; Sl 119.43; Is 45.19; Jo 17.17). Em harmonia com este fato, a Bíblia deixa claro que Deus não tolera a mentira nem falsidade alguma (Nm 23.19; Tt 1.2; Hb 6.18).

(7) Deus é fiel (Êx 34.6; Dt 7.9; Is 49.7; Lm 3.23; Hb 10.23). Deus fará aquilo que Ele tem revelado na sua Palavra; Ele cumprirá tanto as suas promessas, quanto as suas advertências (Nm 14.32-35; 2 Sm 7.28; Jó 34.12; At 13.23,32,33; ver 2Tm 2.13 nota). A fidelidade de Deus é de consolo inexprimível para o crente, e grande medo de condenação para todos aqueles que não se arrependerem nem crerem no Senhor Jesus (Hb 6.4-8; 10.26-31).

(8) Finalmente, Deus é justo (Dt 32.4; 1Jo 1.9). Ser justo significa que Deus mantém a ordem moral do universo, é reto e sem pecado na sua maneira de tratar a humanidade (Ne 9.33; Dn 9.14). A decisão de Deus de castigar com a morte os pecadores (Rm 5.12), procede da sua justiça (Rm 6.23; cf. Gn 2.16,17); sua ira contra o pecado decorre do seu amor à justiça (Rm 3.5,6; ver Jz 10.7). Ele revela a sua ira contra todas as formas da iniqüidade (Rm 1.18), principalmente a idolatria (1Rs 14.9,15,22), a incredulidade (Sl 78.21,22; Jn 3.36) e o tratamento injusto com o próximo (Is 10.1-4;Am 2.6,7). Jesus Cristo, que é chamado o “Justo” (At 7.52; 22.14; cf. At 3.14), também ama a justiça e abomina o mal (ver Mc 3.5; Rm 1.18 nota; Hb 1.9 ). Note que a justiça de Deus não se opõe ao seu amor. Pelo contrário, foi para satisfazer a sua justiça que Ele enviou Jesus a este mundo, como sua dádiva de amor (Jo 3.16; 1Jo 4.9,10) e como seu sacrifício pelo pecado em lugar do ser humano (Is 53.5,6; Rm 4.25; 1Pe 3.18), a fim de nos reconciliar consigo mesmo (ver 2Co 5.18-21, notas). A revelação final que Deus fez de si mesmo está em Jesus Cristo (cf. Jo 1.18; Hb 1.1-4); noutras palavras, se quisermos entender completamente a pessoa de Deus, devemos olhar para Cristo, porque nEle habita toda a plenitude da divindade (Cl 2.9).

Noticias evangélicas - Ex-dançarina do É o Tchan vira missionária



Depois que largou o É o Tchan, no auge do sucesso, em 1996, e fracassou na carreira como cantora de axé, Débora Brasil está de volta aos palcos. As roupas curtas deram lugar as saias longas e ternos, e a dança cheia de insinuações virou uma performance contida, em clima de "adoração".
 Assim como algumas outras personalidades midiáticas, a ex-dançarina teve a música gospel como destino, ou "missão", como ela mesma afirma. Há 8 anos, convertida à igreja Missão Mundial do Trono de Deus, Débora diz ter preenchido o vazio existente.
"Durante certo tempo, senti falta de algo que me preenchesse e acabei entrando em depressão por isso. Até conhecer Jesus", diz a ex-morena do É o tchan, ao jornal Extra.

A nova fase veio acompanhada de novas oportunidades. Débora hoje é cantora gospel (ela se prepara para gravar seu próprio CD) e viaja pelo Brasil "pregando a palavra". Hoje, ao se considerar uma "pessoa melhor", diz não se arrepender do tempo em que dividiu os palcos com Beto Jamaica (com quem teve um relacionamento conturbado de cinco anos), Cumpadre Washington, Jacaré e Carla Perez (a única com quem mantém contato).

"Não fiz nada que prejudicasse a minha integridade, mas foi um círculo que se fechou e que não sinto falta", explica ela ao jornal.

Morando em Salvador e "aguardando a providência divina" quando o assunto é amor, recentemente, Débora gravou um DVD ao lado de outros cantores gospel, que, por sinal, também são proveniente da música "profana" baiana, como Ivan Dias (ex-vocalista da banda Laranja mecânica). Da época do Tchan, um único aprendizado.

"O dinheiro, a fama e o sucesso passam. O que fica é a glória divina. Hoje sou completa", conclui.

Fonte :Verdade gospel                      http://www.verdadegospel.org.br

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Visita do dia - UMADALPE em Jardim BR



Esta noite estivemos na UMADALPE em Jardim BR . O culto foi muito bom , aprendemos bastante com o Irº Josué trazendo um estudo com o tema "A bíblia e a ciência " . Toda sexta em BR tem estudos edificantes para o cristão com o objetivo de ajudar a entendermos mais a palavra de Deus. Visitem a UMADALPE de Jardim BR , o Dc Serginho e toda sua UMADALPE espera por você!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Visita do dia - UMADALPE em Rua Formosa


Estamos com esse novo espaço chamado " Visita do dia " , onde informamos a UMADALPE que visitamos ee fazemos a divulgação dos seus cultos.
Nessa 1ª edição temos como UMADALPE visitada Rua Formosa. O culto foi maravilhoso , sentimos a presença de Deus no culto , o pregador da noite foi o Ev Manoel Antonio que é obreiro local. Estava presente também , o Adjunto nosso irmão Ikaro Ax oficial da igreja. O dirigente o Irº Fabiano e a Secretaria Irª Maiara convida a todos para estarem toda quinta - feira para estarem na oração da UMADALPE. A UMADALPE de JD Alto 2 agradece a recepção!Valeu Formosa

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Momento missionário - Pregação do evangelho



Analisando esse vídeo , observei que não será diferente conosco . Chegará o momento de quererem calar a voz do evangelho , mas será inútil por que Deus está conosco!

Momento de Reflexão - Tudo pelo evangelho!

Igreja primitiva sofrendo pelo evangelho de Jesus Cristo!

Palavra de Deus- Alegrias momentâneas , consequências eternas!


Venho nesse dia trazer mais uma palavra da parte do Senhor Jesus Cristo , a você meu caro leitor de qualquer parte do mundo. É gratificante saber que a palavra de Deus tem alcançado muitas pessoas , mesmo não sendo tão qualificado , me expresso da forma que meu Deus me ensina , e escrevo aquilo que ele toca no meu coração, e com isso toda Glória e pra Ele que está assentado no seu sublime trono sendo adorado por toda eternidade.
Eternidade , essa é a palavra chave desse texto , e te faço uma pergunta , o que te espera na eternidade? Talvez você não saiba responder para si mesmo como vai ser depois em que o nosso corpo humano cansar  e descermos a fria sepultura .
Mas , baseado em uma parábola que Jesus contou , nós vamos trazer essa mensagem nesta dia " Alegrias momentâneas , consequências eternas. Hoje existe várias formas que o inimigo tem usado para tirar tua atenção das coisas de Deus , mas preste atenção no texto Sagrado em Lucas capitulo 16 verso 19 ao 31.Observamos nesta passagem bíblica que Jesus em uma parábola , alerta os ouvintes ao mal das alegrias passageiras  .
Como diz a lei da física toda ação produz uma reação , também na nossa vida todas  atitudes produz consequências dependendo de qual for a nossas atitudes as consequências podem ser más ou podem ser  boas.
Um homem rico que tinha sua vida voltada para o prazer de viver uma vida boa aqui na terra , vivia se regozijando com suas riquezas . Do outro lado um mendigo chamado Lazaro , tinhas suas dificuldades e vivia sua vida em pedir esmolas para sobreviver. O rico é uma foto da humanidade que hoje busca a satisfação material em tudo que faz . A sempre uma luta na terra para que o ser humano possa obter bens matérias . Analisando bem a passagem , Jesus não estava condenando aquele homem por ele ser rico, mas sim por ele se achar autosuficiente com suas riquezas e que nada mais lhe faltava. Estamos em uma época do ano , aonde as pessoas esquecem de Deus e durante 4 dias se acham autosuficientes para fazerem o que querem , mas algo esperam essas pessoas e também todos os seres humanos , A Morte! A morte e tão terrível que não há dinheiro no mundo que possa fazer ela se desviar do seu alvo. Já dizia o salmista ," que homem a que viva que não veja a morte?"(Salmos 89 verso 48). Mas ela não é o fim de tudo , e só uma porta para algo eterno!
A bíblia diz que o rico morre e é sepultado , e lazaro também morre mas é levado para o Seio de Abraão , lugar de descanso , lugar de espera para aqueles que aguardam a  gloriosa volta do Senhor Jesus. O rico pelos seus atos foi para um lugar de tormento aonde o fogo é constante , e a dor e o gemido é o único som que se pode ouvir. A bíblia mesmo fala de que adianta ganhar o mundo todo e perder sua alma. A morte não avisa quando vai chegar, ela é uma visitante indesejada que chega quando nós menos esperamos . Talvez você ainda não tenha entendido a mensagem , hoje milhões de pessoas se acham autossuficiente , não respeitam mais a Deus , não se preocupa com seu próximo , preferem viver uma vida de luxúria e pecado nos carnavais da vida sem saber que existe um preço a pagar pelos atos cometidos no mundo. Hoje a tese de que morreu acabou a história tem tranquilizado a muitos, mas não é assim. Depois de fazer tanta coisa , depois de se alegrar tanto com seus amigos , suas riquezas , seus pensamentos , agora o rico se encontra no inferno sofrendo . Diz a palavra de Deus , que ele olha para cima e ver o mendigo Lazaro num lugar de descanço e paz . Com toda certeza brotou um dos piores sentimentos que o ser humano poder sentir ,o arrependimento por algo que devia ter feito e não fez . Esse tipo de arrependimento tem como a pior das característica o fato de ser impossível volta atrás e refazer tudo de novo. Passou a oportunidade , já não tem mais jeito.
O rico estava tão atormentado que pede a Abraão para que Lazaro molhe o dedo na água e toque na sua língua para lhe aliviar . Mas Abraão informa para o rico que não tem mais jeito , havia um grande abismo entre eles e esse pedido não poderia ser realizado. A realidade da nossa vida e que depois da morte a dois caminhos que só podemos escolher ainda em vida . Jesus morreu na cruz do Calvário para que tivéssemos uma boa opção , antes era só um caminho que era o caminho da morte eterna mas agora são dois , um estreito que leva a vida e o largo que conduz a perdição. A balança de Deus é justa . Comece a pensar agora tudo que você tem feito, todas suas atitudes , momentos de alegria que você passa que sabe que é de contra os preceitos de Deus. Se chegasse teu momento agora para onde você iria ? enquanto você estiver respirando , esse é o momento de se arrepender por que ainda dar tempo de mudar sua historia eterna . Quantos não sabe o quanto é grave o assunto e não dão importância alguma a essa palavra por que vidrados , focados , fitados nas coisas matérias e na vontade de fazer o que querem.
É fato que o ser humano não gosta de ser guiado , de ter alguém que lhe diga é assim e ele fazer, por isso que Jesus disse a Nicodemos “ É necessário nascer de novo e ainda da água e do espirito. É necessário renúncia o próprio “eu” para fazer a vontade do Deus todo poderoso. Tendo uma visão de Deus , vi um grande bloco carnavalesco e todas as pessoas que tem prazer em se deleitar na alegrias desse mundo , na frente um grande , por que não dizer um enorme trio elétrico; a multidão que o segui-a era incontável percorriam um longo caminho ,mas , no final do percurso percebi que não era uma grande apoteose  e sim um grande abismo e as pessoas não percebiam , mesmo sendo notável pelo tamanho ; e bilhões de pessoas caiam junto com o trio elétrico naquele abismo. De uma hora para outra não se ouvia mas gritos de alegria , marchinhas de carnaval nem batuques de maracatu , se ouvia gemidos gritos de dores insuportáveis , clamores de arrependimento pedindo uma nova chance mas nada se podia mas fazer.
Se você abrir seus olhos espirituais irás perceber que toda essa alegria não faz sentido nenhum , o motivo disso tudo e tirar a tua atenção da verdade que é a palavra de Deus que salva o homem do pecado. A pobreza de Lazaro na parábola , não representa pobreza material e sim espiritual , ele era vazio , necessitado espiritualmente de Deus , “ Bem aventurados são os pobres de espirito por que deles é o Reino de Deus”.(Mateus 5 verso 3). Enquanto do outro lado existia um rico de espirito , cheio de si próprio , fazendo o que queria , o que lhe dava na cabeça , o que seu corpo pedia , e como sabemos o nosso corpo material e atraído pelo pecado. Deus nesse dia me deu essa palavra não para te assustar , mas para que você desperte desse sonho que não é real , enquanto você estiver com os olhos fechados , você estará caminhando para um grande abismo , e lá não existe escada , nem elevador muito menos avião para te trazer de volta , lá você só terá arrependimento de não ter se esvaziado de si próprio .Deus ele te ama não importa aonde você esteja nem o que você já fez , se estais respirando usa teu folego para dizer “ Jesus toma conta da minha vida e abre meus olhos espirituais para que eu siga o teu caminho e não o meu”! Entrega teu caminho ao Senhor , confia nele e tudo mais ele fará!
Deus te Abençoe
Ass: Gabriel Gustavo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

36ª Confraternização da Juventude



Nessa segunda começa os estudos da 36ª confraternização da mocidade de Abreu e Lima , a igreja da nossa área e a igreja de Jardim Baixo. Teremos estudos pela manhã e pela tarde e cultos especias pela noite. Procure a igreja mais próxima da sua casa e vá adorar a Deus em meio a esta festa mundana e orar para que os jovens que se encontram no meio desta festa recebam uma nova chance. Quero ver você lá viu!!!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Espaço EBD - Apresentação da 9ª Lição


                  Lição 9 – 26 de fevereiro
           Dízimos e Ofertas
Texto áureo – “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade ; por que Deus ama ao que dá com alegria” ( 2 Coríntios 9 verso 7 )
Verdade prática – A chave da verdadeira prosperidade está em ser        fíel a Deus em tudo, inclusive , na prática dos dízimos e das ofertas.
                     Leitura bíblica em classe
Malaquias 3 verso 10 – 11 : 10. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro , para que haja mantimento na minha casa , e depois fazei prova de mim , diz o Senhor dos Exércitos , se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal , que dela vos advenha a maior abastança.11. E, por causa de vós, repreenderei o devorador , para que não vos consuma o fruto da terra ; e a vide do campo não vos será estéril , diz o Senhor dos Exércitos.
2 Coríntios 9 verso 6 – 8 : 6. E digo isto : Que o que semeia pouco pouco também ceifará ; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração , não com tristeza ou por necessidade ; por que Deus ama ao que dá com alegria. 8. E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça , a fim de que , tendo sempre , em tudo , toda suficiência , superabundeis em toda boa obra,

                                         Objetivos
Analisar a questão do dízimo a das ofertas dentro de uma perspectiva bíblica.
Conscientizar-se  de que a prática do dízimo e das ofertas é uma forma de adoração ao Senhor.
Explicar os dízimos e as ofertas como fontes de bênçãos.

                                    Palavra Chave
Dízimo – Décima parte de tudo áquilo que é devolvido ao Senhor, quer em dinheiro , quer em produtos e bens.
                                Pontos e subpontos
1. Dízimos e ofertas na bíblia.
1.1    O antigo testamento
1.2    O novo testamento

2. A prática do dízimo e das ofertas como forma de adoração.
2.1    Reconhecimento da soberania e da bondade de Deus.
2.2    Reconhecimento do valor próximo.

3.Dízimos e ofertas como fontes de bênçãos
3.1 A benção da multiplicação .
3.2 A benção da restituição
3.3 A benção da provisão

Esta semana teremos o esboço da lição , não deixem de seguir o nosso blog e ajudar para que possamos cada dia mais pregar a sua palavra com ousadia do Espirito Santo.

Espaço teológico- A trindade


Quem é Deus?
OS ATRIBUTOS DE DEUS

Sl 139.7,8 “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao
céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também”.

A Bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta numerosos atributos seus. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, como Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à imagem de Deus.

ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS.

(1) Deus é onipresente — Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali (Sl 139.7-12; cf. Jr 23.23,24; At 17.27,28); Deus observa tudo quanto fazemos.

(2) Deus é onisciente — Ele sabe todas as coisas (Sl 139.1-6; 147.5). Ele conhece, não somente nosso procedimento, mas também nossos próprios pensamentos (1Sm 16.7; 1 Rs 8.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10). Quando a Bíblia fala da presciência de Deus (Is 42.9; At 2.23; 1Pe 1.2), significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos exeqüíveis, reais, possíveis, futuros, passados ou predestinados (1Sm 23.10-13; Jr 38.17-20). A presciência de Deus não subentende determinismo filosófico. Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo sua própria vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência (ver Nm 14.11-20; 2Rs 20.1-7).

(3) Deus é onipotente — Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Sl 147.13-18; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37). Isso não quer dizer, jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos. Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por não fazer assim até o final da história humana (ver 1Jo 5.19 nota). Em muitos casos, Deus limita o seu poder, quando o emprega através do seu povo (2Co 12.7-10); em casos assim, o seu poder depende do nosso grau de entrega e de submissão a Ele (ver Ef 3.20).

(4) Deus é transcendente — Ele é diferente e independente da sua criação (ver Êx 24.9-18; Is 6.1-3; 40.12-26; 55.8,9). Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (1Rs 8.27; Is 66.1,2; At 17.24,25). Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele mesmo é incriado e existe à parte da criação (ver 1Tm 6.16 nota).
A transcendência de Deus não significa, porém, que Ele não possa estar entre o seu povo como seu Deus (Lv 26.11,12; Ez 37.27; 43.7; 2Co 6.16).

(5) Deus é eterno — Ele é de eternidade à eternidade (Sl 90.1,2; 102.12; Is 57.12). Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse ou que não existirá; Ele não está limitado pelo tempo humano (cf. Sl 90.4; 2Pe 3.8), e é, portanto, melhor descrito como “EU SOU” (cf. Êx 3.14; Jo 8.58).

(6) Deus é imutável — Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para a raça humana (Nm 23.19; Sl 102.26-28; Is 41.4; Ml 3.6; Hb 1.11,12; Tg 1.17). Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (cf. Jn 3.6-10). Além disso, Ele é livre para atender as necessidades do ser humano e às orações do seu povo. Em vários casos a Bíblia fala de Deus mudando uma decisão como resultado das orações perseverantes dos justos (e.g., Nm 14.1-20; 2Rs 20.2-6; Is 38.2-6; Lc 18.1-8).

(7) Deus é perfeito e santo — Ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Lv 11.44,45; Sl 85.13; 145.17; Mt 5.48). Adão e Eva foram criados sem pecado (cf. Gn 1.31), mas com a possibilidade de pecarem. Deus, no entanto, não pode pecar (Nm 23.19; 2Tm 2.13; Tt 1.2; Hb 6.18). Sua santidade inclui, também, sua dedicação à realização dos seus propósitos e planos.

(8) Deus é trino e uno — Ele é um só Deus (Dt 6.4; Is 45.21; 1Co 8.5,6; Ef 4.6; 1Tm 2.5), manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (e.g., Mt 28.19; 2Co 13.14; 1Pe 1.2). Cada pessoa é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e sim um só Deus (ver Mt 3.17 nota; Mc 1.11 nota).


Continua na próxima aula...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Espaço EBD - Esboço da 8ª Lição


             Esboço da lição Nº 8
  O perigo de querer barganhar com Deus
Barganha – Tentar negociar ou trocar algo com Deus a fim de obter algum beneficio.
      1.A barganha na bíblia : É notável a vontade do homem sempre querer tirar proveito de alguma coisa. Algo que não aprendemos com Deus mas isso era costume do diabo , e isso verificamos na bíblia. Como observamos na lição , um exemplo citado é Jó. O diabo tenta negociar com Deus sobre Jó e sua  vida de retidão diante de Deus .Ele pensava que o relacionamento de Deus com Jó era uma troca de favores , enquanto Deus abençoasse Jó , o mesmo continuaria a ser fiel e viver uma vida integra ( Jó 1 verso 6-12 ). Jó a nossa vista humana poderia ter conversado com Deus sobre sua causa , ou até mesmo ter dito “ Se o Senhor não me devolver minhas posses não vou mas adorar a ele. Quantas vezes queremos fazer acordo com Deus , se ele me der , eu faço ! Observamos na antigo testamento , que Deus ele é soberano , ele da a benção a quem ele quer, e o crente não tem direito algum de querer barganhar com Deus. Como e o tema da lição isso é um perigo . Chegamos a conclusão de que a Deus ninguém comprar , temos tabém no antigo testamento o exemplo de Balaque e Balaão . Balaque tentar negociar com Balaão para amaldiçoar o povo de Deus que estava chegando na terra de Canaã em um grande número , até ai tudo bem , mas Balaão tentar pedir permissão a Deus , e Deus não volta atrás na sua palavra , quando ele abençoa ele abençoa não adianta tentar negociar que não vai dar em nada .
No novo testamento : Vemos como leitura bíblica em classe , que o diabo tentar barganhar com Jesus para que ele se prostrasse diante dele , o diabo querendo que o Filho de Deus. Ele usou muitos atrativos para que Jesus fizesse o que ele queria , mas ele se esqueceu que Jesus é dono de todas as coisas .(Salmos 24 verso1 ).
As escrituras condenam a barganha : Hoje o modismo humano tem chamado a atenção de muitos crentes que perderam o foco e se esqueceram da essência do evangelho , a simplicidade é uma dessas essências . Jesus era simples , nunca buscou méritos próprios , para que todos nós pudéssemos seguir o seu exemplo. Quando veio ao mundo o seu objetivo foi de salvar toda humanidade, o servir a Deus e fazer a sua obra voluntariamente , pois o mais ele já tem feito e ainda cuida de nós por onde quer que andarmos ( 1ª Pedro 5 verso 7 ).

        2.Pressupostos da “ Teologia da barganha” :  A falsa doutrina do direito legal prega que quando Jesus morre na cruz , ele nos dá direito a muitas bênçãos e que nós devemos exigir essas bênçãos de Deus, mas nessas bênçãos pregada por esses idealistas ,a salvação não e tão importante , o principal objetivo de Jesus foi de nos dar as bênçãos da salvação e perdão do nossos pecados.
A pratica do determinismo: Algo que agente ouve muito falar nas igrejas da teologia da prosperidade e “ você tem que determinar”. Para eles se o crente estiver na prova ele deve determinar a saída dele desta mesma , hora pois , e Deus é submisso a alguém . Ele faz o que ele quer não adianta determinar , o crente deve pedir misericórdia e orar como Jesus nos ensinou” Seja feita tua vontade”. Deus é quem determina todas as coisas, se ele te colocou na prova vai orar que no tempo certo ele tira.(2 Coríntios 12 Verso 7 – 9 ).As dificuldades fazem parte da vida cristã e de modo algum fugiremos delas , mas chegará o momento da nossa redenção aonde Deus limpará dos nossos olhos toda lagrima de tristeza e só haverá alegria, mas por enquanto devemos suportar as lutas. ( Apocalipse 21 verso 4 ).

        3.  O perigo de barganhar com Deus: Nesse ponto da lição temos duas palavras distintas mas que deve ser unidas para que possamos entender um pouco da vontade de Deus . Imanência trata do relacionamento de Deus com o homem e sua disposição em abençoar seu povo . Isso e fato quando verificamos a história do povo de Israel caminhando pelo deserto ( Êxodo ). Deus não deixava que as necessidades do povo não fosse supridas , mas cuidava nos mínimos detalhes desse povo. Transcendência trata da superioridade de Deus em comparação com o homem. No mesmo livro do Êxodo é até o livro de Deuteronômio , que o povo caminhou  40 anos pelo deserto até chegar a terra prometida , mas diz historiadores que havia um caminho que duraria em caminhada continua do povo apenas 4 dias , mas Deus por sua infinita soberania permitiu que o povo passasse tanto tempo no deserto para conhecer sua glória .Deus ele tem sua vontade soberana e ninguém pode impedir , como o comentarista da lição bem fez a comparação , tem pessoas que tratam Deus somente como um Deus imanente ,que estar para servir e pronto para atender todos os nossos desejos como um garçom que sua função e de apenas servir os pedidos dos seus clientes . Devemos ter muito cuidado com essas ideologias , que estão cada vez mais forte tirando a importância  do povo de sentir a presença do verdadeiro Deus.
O perigo de se transformar o sujeito em objeto:  Romanos 1 verso 24 -25 , trata do abandono de Deus as pessoas que mudam a verdade do evangelho de Cristo. Pessoas lucram hoje falando dos milagres e tem Jesus como objeto de marketing para promover seus eventos de “ quebra de maldição” e “ como encontrar a prosperidade “ vendendo milagres fajutos e enganando a muitos com falsos ensinamento. Essas igrejas não pregam santidade nem salvação , pois a salvação independe de condições financeiras e estatus social . Quem ler a palavra sabe que quando os apóstolos pregavam a palavra , não faziam marketing de milagres , mas pregavam a salvação em Cristo Jesus e como confirmação o Espirito Santo curava por meio deles. As pessoas que abandonam a verdade estão sujeitas a todo tipo de mal , como a decadência espiritual , vulnerabilidade as praticas pecaminosas e demais coisas não agradam ao Senhor por focar sua vida em coisas materiais .
O perigo da Espiritualidade fundamentada em técnicas e não em relacionamentos: Um relacionamento com Deus deve ser espiritual .Hoje pessoas tem uma oração voltada para aquisição de bens materiais e nessa oração tentam negociar com Deus a forma tanto de pagamento como o que receber. Isso e bem diferente de fazer um propósito , são coisas distintas , o verdadeiro propósito visa o engrandecimento de Deus , uma força espiritual por intermédio de uma benção divina , propósito não só visa coisas palpáveis , mas também visa o crescimento espiritual e um melhor relacionamento com Deus .

Pedimos desculpas aos irmãos  pela apresentação da lição estar um pouco desorganizada , faremos o possível para melhorar, não faltem a escola dominical nesse domingo , quem aprende a palavra de Deus tem segurança ao falar e Deus irá te ajudar a compreender suas vontades para tua vida! Que Deus vos abençoe.

Gabriel Gustavo 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ilustração


                     Autoconfiança em Excesso

Quando a pessoa demonstra exagerada confiança em si, deixa clara a sua prepotência. Não demorará para que sua autodestruição aconteça. E se ela é mão — o braço forte —, vão-se os dedos também. Uma ilustração mostra muito bem o prejuízo que a distância da realidade pode acarretar em uma pessoa cheia de autoconfiança.
Certo caçador, muito famoso por seu método ímpar de ca­çar, saía em plena selva africana e voltava com quantas caças quisesse, desde os mais indefesos animais até as mais temíveis feras. Seu método era simples e infalível: por meio de uma flauta, hipnotizava os animais. Ao deparar-se com uma fera, bastava tocar sua pequena flauta e pronto, o animal era total­mente dominado.
Assim aquele homem procedeu durante muitos anos. No entanto, um dia saiu em busca de um velho tigre, conhecido por suas destruidoras investidas em pequenos povoados da região. Era um animal temido, e por isso os moradores daque­la região agiam com muita cautela, ao passo que o caçador nem ao menos lembrava de um só momento em que teve medo. Suas façanhas davam-lhe total despreocupação.
Dentro da mata, o caçador pôs-se a procurar a temível fera. Não demorou muito para deparar-se com o assustador felino, que passou a espreitá-lo. De imediato, o homem deu as costas ao bicho e passou a tocar sua flauta. Como sempre, logo após o primeiro som do instrumento, os animais, hipnotizados, o acompanhavam com passos já molengas.
Porém naquele dia parecia haver algo estranho no ar. Os passos do tigre não estavam tão lentos como era de se esperar, e seus rugidos continuavam fortes a ponto de arrepiar o deste­mido caçador. Mas, como sempre dava certo, o homem não se importou muito. Sua experiência jamais o decepcionara. Por isso, continuou sua marcha, à frente do bicho, como um ver­dadeiro líder, e, imponente, tocava sua flauta.
Em dado momento, percebeu que o bicho movimentou-se inesperadamente e, antes mesmo de olhar para trás e ver o que estava acontecendo, foi atacado pela fera. O tigre matou o experiente caçador e destruiu a sua flauta.
Depois de uma intensa pesquisa, com a captura do bicho, descobriu-se que o animal era surdo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Noticias evangélicas -Whitney Houston, sua última música antes de morrer: Yes, Jesus Loves Me


A cantora Whitney Houston morreu aos 48 anos neste sábado (11). Ela foi considerada a “rainha da música pop” durante anos, mas sua vida foi destruída pelo uso de drogas.
Segundo as informações divulgadas,  um membro da sua equipe a encontrou desacordada em um quarto do hotel Beverly Hilton. Ele pediu imediatamente uma ambulância e os paramédicos tentaram reanima-la, mas sem sucesso. A polícia de Beverly Hills já iniciou uma investigação do caso, mas até agora as causas não foram reveladas.
Ao longo de sua carreira ela gravou hinos e músicas gospel, mas raramente falava publicamente sobre sua fé. O jornal The New York Times descreveu a voz de Whitney como “uma das melhores vozes gospel de sua geração. Whitney evitava os maneirismos típicos do gênero, e usava frases evangélicas com moderação. Em vez de projetar vulnerabilidade e compaixão, ela comunicava força e autoconfiança.”


Fonte : Verdade Gospel      http://www.verdadegospel.org.br

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Espaço EBD - Apresentação da Lição 8

                                    Lição nº 8
Titulo: O perigo de querer barganhar com Deus
Texto áureo:"Que darei eu ao Senhor por todos benefícios que eme tem feito?"
Verdade prática: Deus nos concede a suas bençãos não porque tenhamos algum poder de barganha, mas porque Ele nos ama e quer aprofundar o seu relacionamento com cada um de seus filhos .
                 Leitura bíblica em classe(Mateus 4:1-11)
1-Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2-E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3-E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4-Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5-Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6-E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7-Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8-Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9-E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10-Então disse-lhe :vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11-Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. 
                                                          Objetivos 
Conscientizar-se de que as escrituras condenam a barganha.
Descrever alguns pressupostos da " Teologia da barganha".
Explicar qual é o perigo de se tentar barganhar com Deus.


Palavra - chave :Barganha- Tentar negociar ou trocar algo com Deus o fim de obter algum benefício.

                                            Pontos e subpontos 
1- A barganha na bíblia 
   1.1 No antigo testamento.
   1.2 Em o novo testamento.
   1.3 As escrituras condenam a barganha.

2-Pressuposto da "Teologia da barganha".
   2.1 A falsa doutrina do direito legal.
   2.2  A prática do determinismo.
 
3-O perigo de barganhar com Deus
    3.1 O perigo de se ter Deus imanente , mas não transcende
    3.2 O Perigo de se transformar o sujeito em objeto.
    3.3 O perigo da espiritualidade fundamentada em técnicas e não em       relacinamento
 


Na próxima traremos o esboço jovem da sala  .

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Espaço teológico- A trindade



Marcos 1.11 "E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: TU ÉS O MEU FILHO AMADO, em quem me comprazo".


As três divinas pessoas da Trindade estão presentes no batismo de Jesus. Deus é revelado nas Escrituras como um só Deus, existente como Pai, Filho e Espírito Santo (cf. Mt 3.16,17; 28.19; Mc 1.9-11; 2 Co 13.14; Ef 4.4-6; 1 Pe 1.2; Jd 20,21). Esta é a doutrina da Trindade,expressando a verdade de que dentro da essência una de Deus, subsistem três Pessoas distintas, compartilhando uma só natureza divina comum. Assim, segundo as Escrituras, Deus é singular (uma unidade) num sentido, e plural (trina), noutro.

(1) As Escrituras declaram que Deus é um só uma união perfeita de uma só natureza, substância e essência (Dt 6.4; Mc 12.29; Gl 3.20). Das pessoas da deidade, nenhuma é Deus sem as outras, e cada uma, juntamente com as outras, é Deus. (2) O Deus único existe numa pluralidade de três pessoas identificáveis, distintas; mas não separadas. As três não são três deuses, nem três partes ou expressões de Deus, mas são três pessoas tão perfeitamente unidas que constituem o único Deus verdadeiro e eterno. O Filho e também o Espírito Santo possuem atributos que somente Deus possui (ver Jo 20.28; 1.1,14; 5.18; 14.16; 16.8,13; Gn 1.2; Is 61.1; At 5.3,4; 1 Co 2.10,11; Rm 8.2,26,27; 2 Ts 2.13; Hb 9.14). Nem o Pai, nem o Filho, nem o Espírito Santo, foram feitos ou criados em tempo algum, mas cada um é igual ao outro em essência, atributos, poder e glória. (3) O Deus único, existente em três pessoas, torna possível desde toda a eternidade o amor recíproco, a comunhão, o exercício dos atributos divinos, a mútua comunhão no conhecimento e o inter-relacionamento dentro da deidade (cf. Jo 10.15; 11.27; 17.24; 1 Co 2.10)
1.13 TENTADO POR SATANÁS. Ver Mt 4.1.
1.14 O EVANGELHO. Ver Mc 14.9 .
1.15 O REINO DE DEUS. A proclamação e a concretização do reino de Deus foi o propósito da obra de Cristo. Foi o tema de sua mensagem na terra (Mt 4.17). Quanto à forma de manifestação do reino, existem: (1) O reino de Deus em Israel. No AT, o reino visava preparar o caminho da salvação da humanidade. Devido à rejeição de Jesus, o Messias de Israel, o reino foi tirado desta nação (ver Mt 21.43 nota); (2) O reino de Deus em Cristo. O reino esteve presente na pessoa e na obra de Jesus, o Rei (Lc 11.20); (3) O reino de Deus na igreja. Trata-se da manifestação atual do reino de Deus nos corações e nas vidas de todos aqueles que se arrependem e crêem no evangelho (Jo 3.3,5; Rm 14.17; Cl 1.13). Sua presença manifesta-se com grande poder contra o império de Satanás. Não se trata de um reino político, material, mas de uma poderosa e eficaz presença e operação de Deus entre o seu povo (ver 1.27, 9.1); (4) O reino de Deus na consumação da História. Trata-se do Reino Messiânico, predito pelos profetas (Sl 89.36,37; Is 11.1-9; Dn 7.13,14). Cristo reinará na terra durante mil anos (Ap 20.4-6). A igreja reinará juntamente com Ele, sobre as nações (2 Tm 2.12; 1 Co 6.2,3; Ap 2.26,27; ver Ap 20.4 nota); (5) O reino de Deus na eternidade. O reino messiânico durará mil anos, dando lugar ao reino eterno de Deus, que será estabelecido na nova terra (Ap 21.1-4). O centro da nova terra é a Cidade Santa, a Nova Jerusalém (Ap 21.9-11). Os habitantes são os redimidos do AT (Ap 21.12) e do NT (Ap 21.14). Sua maior bênção é "verão o seu rosto" (Ap 22.4; ver Ap 21.1)

 Vida Nova Comunidade Pentecostal .
Continua na próxima aula...