Ultimas Noticias

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Espaço EBD - Esboço da 8ª Lição


             Esboço da lição Nº 8
  O perigo de querer barganhar com Deus
Barganha – Tentar negociar ou trocar algo com Deus a fim de obter algum beneficio.
      1.A barganha na bíblia : É notável a vontade do homem sempre querer tirar proveito de alguma coisa. Algo que não aprendemos com Deus mas isso era costume do diabo , e isso verificamos na bíblia. Como observamos na lição , um exemplo citado é Jó. O diabo tenta negociar com Deus sobre Jó e sua  vida de retidão diante de Deus .Ele pensava que o relacionamento de Deus com Jó era uma troca de favores , enquanto Deus abençoasse Jó , o mesmo continuaria a ser fiel e viver uma vida integra ( Jó 1 verso 6-12 ). Jó a nossa vista humana poderia ter conversado com Deus sobre sua causa , ou até mesmo ter dito “ Se o Senhor não me devolver minhas posses não vou mas adorar a ele. Quantas vezes queremos fazer acordo com Deus , se ele me der , eu faço ! Observamos na antigo testamento , que Deus ele é soberano , ele da a benção a quem ele quer, e o crente não tem direito algum de querer barganhar com Deus. Como e o tema da lição isso é um perigo . Chegamos a conclusão de que a Deus ninguém comprar , temos tabém no antigo testamento o exemplo de Balaque e Balaão . Balaque tentar negociar com Balaão para amaldiçoar o povo de Deus que estava chegando na terra de Canaã em um grande número , até ai tudo bem , mas Balaão tentar pedir permissão a Deus , e Deus não volta atrás na sua palavra , quando ele abençoa ele abençoa não adianta tentar negociar que não vai dar em nada .
No novo testamento : Vemos como leitura bíblica em classe , que o diabo tentar barganhar com Jesus para que ele se prostrasse diante dele , o diabo querendo que o Filho de Deus. Ele usou muitos atrativos para que Jesus fizesse o que ele queria , mas ele se esqueceu que Jesus é dono de todas as coisas .(Salmos 24 verso1 ).
As escrituras condenam a barganha : Hoje o modismo humano tem chamado a atenção de muitos crentes que perderam o foco e se esqueceram da essência do evangelho , a simplicidade é uma dessas essências . Jesus era simples , nunca buscou méritos próprios , para que todos nós pudéssemos seguir o seu exemplo. Quando veio ao mundo o seu objetivo foi de salvar toda humanidade, o servir a Deus e fazer a sua obra voluntariamente , pois o mais ele já tem feito e ainda cuida de nós por onde quer que andarmos ( 1ª Pedro 5 verso 7 ).

        2.Pressupostos da “ Teologia da barganha” :  A falsa doutrina do direito legal prega que quando Jesus morre na cruz , ele nos dá direito a muitas bênçãos e que nós devemos exigir essas bênçãos de Deus, mas nessas bênçãos pregada por esses idealistas ,a salvação não e tão importante , o principal objetivo de Jesus foi de nos dar as bênçãos da salvação e perdão do nossos pecados.
A pratica do determinismo: Algo que agente ouve muito falar nas igrejas da teologia da prosperidade e “ você tem que determinar”. Para eles se o crente estiver na prova ele deve determinar a saída dele desta mesma , hora pois , e Deus é submisso a alguém . Ele faz o que ele quer não adianta determinar , o crente deve pedir misericórdia e orar como Jesus nos ensinou” Seja feita tua vontade”. Deus é quem determina todas as coisas, se ele te colocou na prova vai orar que no tempo certo ele tira.(2 Coríntios 12 Verso 7 – 9 ).As dificuldades fazem parte da vida cristã e de modo algum fugiremos delas , mas chegará o momento da nossa redenção aonde Deus limpará dos nossos olhos toda lagrima de tristeza e só haverá alegria, mas por enquanto devemos suportar as lutas. ( Apocalipse 21 verso 4 ).

        3.  O perigo de barganhar com Deus: Nesse ponto da lição temos duas palavras distintas mas que deve ser unidas para que possamos entender um pouco da vontade de Deus . Imanência trata do relacionamento de Deus com o homem e sua disposição em abençoar seu povo . Isso e fato quando verificamos a história do povo de Israel caminhando pelo deserto ( Êxodo ). Deus não deixava que as necessidades do povo não fosse supridas , mas cuidava nos mínimos detalhes desse povo. Transcendência trata da superioridade de Deus em comparação com o homem. No mesmo livro do Êxodo é até o livro de Deuteronômio , que o povo caminhou  40 anos pelo deserto até chegar a terra prometida , mas diz historiadores que havia um caminho que duraria em caminhada continua do povo apenas 4 dias , mas Deus por sua infinita soberania permitiu que o povo passasse tanto tempo no deserto para conhecer sua glória .Deus ele tem sua vontade soberana e ninguém pode impedir , como o comentarista da lição bem fez a comparação , tem pessoas que tratam Deus somente como um Deus imanente ,que estar para servir e pronto para atender todos os nossos desejos como um garçom que sua função e de apenas servir os pedidos dos seus clientes . Devemos ter muito cuidado com essas ideologias , que estão cada vez mais forte tirando a importância  do povo de sentir a presença do verdadeiro Deus.
O perigo de se transformar o sujeito em objeto:  Romanos 1 verso 24 -25 , trata do abandono de Deus as pessoas que mudam a verdade do evangelho de Cristo. Pessoas lucram hoje falando dos milagres e tem Jesus como objeto de marketing para promover seus eventos de “ quebra de maldição” e “ como encontrar a prosperidade “ vendendo milagres fajutos e enganando a muitos com falsos ensinamento. Essas igrejas não pregam santidade nem salvação , pois a salvação independe de condições financeiras e estatus social . Quem ler a palavra sabe que quando os apóstolos pregavam a palavra , não faziam marketing de milagres , mas pregavam a salvação em Cristo Jesus e como confirmação o Espirito Santo curava por meio deles. As pessoas que abandonam a verdade estão sujeitas a todo tipo de mal , como a decadência espiritual , vulnerabilidade as praticas pecaminosas e demais coisas não agradam ao Senhor por focar sua vida em coisas materiais .
O perigo da Espiritualidade fundamentada em técnicas e não em relacionamentos: Um relacionamento com Deus deve ser espiritual .Hoje pessoas tem uma oração voltada para aquisição de bens materiais e nessa oração tentam negociar com Deus a forma tanto de pagamento como o que receber. Isso e bem diferente de fazer um propósito , são coisas distintas , o verdadeiro propósito visa o engrandecimento de Deus , uma força espiritual por intermédio de uma benção divina , propósito não só visa coisas palpáveis , mas também visa o crescimento espiritual e um melhor relacionamento com Deus .

Pedimos desculpas aos irmãos  pela apresentação da lição estar um pouco desorganizada , faremos o possível para melhorar, não faltem a escola dominical nesse domingo , quem aprende a palavra de Deus tem segurança ao falar e Deus irá te ajudar a compreender suas vontades para tua vida! Que Deus vos abençoe.

Gabriel Gustavo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário